quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Passos para uma vida segura e próspera


Leia Salmo 37.1-7

Todos almejamos uma vida segura e próspera. Este Salmo nos apresenta passos importantes para a concretização desse ideal.

1. Confiança - “Confia no SENHOR e faze o bem; habita na terra e alimenta-te da verdade.” (v.3)

Alguns depositam sua fé em coisas que não são dignas de confiança. Firmam-se no dinheiro, nos bens, em sua própria sabedoria e habilidades pessoais ou na sorte. Mas a nossa confiança deve ser depositada somente no Senhor. Quando permitimos que Ele guie nossos passos e cuide das questões cotidianas, aprendemos o quanto nos ama e quer nos ajudar. Só Ele faz acontecer tudo que precisamos e levanta pessoas, recursos e possibilidades em nosso favor. Porém só o faz quando nos estribamos somente Nele.
Como resultado de confiarmos Nele, temos tranquilidade, vivemos sem receio de qualquer mal ou situação potencialmente ameaçadora. Você deve alimentar sua fé e confiança na Palavra Dele que promete segurança, paz e prosperidade em vez de fracasso, dor ou derrota.
Você tem confiado em Deus de todo o seu coração? Do que você tem se alimentado? De pensamentos de fracasso, inveja, medo, ou de fé no que Deus tem lhe prometido?

2. Deleite - “Agrada-te do SENHOR, e ele satisfará os desejos do teu coração.” (v.4)

Quando deixamos de olhar para as coisas que antigamente nos serviam de apoio e de segurança, e focamos nossos olhos somente em Deus, algo maravilhoso acontece. Nossos ídolos caem por terra e passamos a adorar de verdade somente ao Senhor. Experimentamos a fase do deleite Nele, ou seja, somente Ele agradará verdadeiramente nosso coração.
No passado não tínhamos prazer de estar na igreja, ler a Bíblia ou orar, porque nosso deleite estava em outras coisas. Mas agora, nosso deleite está Nele e a vida não tem mais sentido sem Sua doce presença.
Como resultado de se agradar do Senhor e se deleitar Nele, Ele satisfaz os desejos do seu coração. Ao contrário do que pensam, servir a Deus não nos traz prejuízos nem torna a nossa vida enfadonha e sem graça. Os desejos mais profundos do nosso íntimo são satisfeitos. Além disso, não desejamos mais a mera satisfação da carne através do pecado, mas nossa inclinação é para coisas boas, louváveis e edificadoras, as quais dão prazer também a Deus, que nos abençoa, formando um ciclo de agrado mútuo.
Tenha o seu prazer em Deus. Purifique seu coração de qualquer desejo mau, e espere com fé a realização de todos os sonhos internos que estejam em acordo com a Palavra de Deus e o que Ele promete para você e para a sua casa.

3. Entrega - “Entrega o teu caminho ao SENHOR, confia nele, e o mais ele fará.” (v.5)

A entrega é fundamental. Deus não pode cuidar de algo que não esteja em Suas mãos. Enquanto estamos ansiosos na tentativa de controlar nossa própria vida, o Senhor, por ser sempre respeitoso, nunca a invadirá. Ele jamais entra onde não Lhe foi permitido. Nós precisamos entregar de coração o controle absoluto de tudo o que temos e somos nas mãos d'Ele. Só assim desfrutaremos os benefícios do Seu governo.
Como resultado de entregar-se e confiar Nele, é que Ele fará tudo o que for necessário para o seu bem-estar. Deus trabalha enquanto descansamos (Mc. 4.26-27).
Entregue ao Senhor tudo o que ainda se encontra sob sua guarda. Ore entregando sua família, seu trabalho, seu ministério, suas preocupações, seus bens, seu dinheiro e tudo o que deve estar sob a guarda do Senhor.

4. Descanso - “Descansa no SENHOR e espera Nele... (v.7)

O descanso é a consequência natural de um cuidado entregue nas mãos de Deus. Quando você verdadeiramente entrega então pode descansar. Quando entrega apenas de boca e não em verdade, engana-se a si mesmo e continua ansioso. O descanso, porém, é uma evidência de que a entrega foi genuína, em fé. Quando Deus sabe que algo foi colocado realmente em suas mãos, então, como responsável que é, não nos deixa decepcionados; antes, age em nosso favor trazendo-nos Sua bênção.

Como resultado deste genuíno descanso em Deus, você encontra a paz de Cristo, a qual passa a dominar seus pensamentos e seu coração (Fp.4.7).
Adquira o hábito de descansar em Deus toda vez que você fizer uma oração de entrega. Não tome de volta para si o problema já colocado nas mãos Dele. Creia que Ele está no controle e tudo governa a seu favor.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário.
E conheça também...


Nenhum comentário:

Postar um comentário