sábado, 11 de janeiro de 2014

Os segredos da mente milionária

O hábito de administrar as finanças é mais importante do que a quantidade de dinheiro que você tem.

A sua motivação para enriquecer é crucial: se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.
Os gastos excessivos têm pouco a ver com o que você está comprando e tudo a ver com a falta de satisfação na sua vida.
Enriquecer não diz respeito somente a ficar rico em termos financeiros. É mais do que isso: trata-se da pessoa que você se torna para alcançar esse objetivo.
Não basta estar no lugar certo na hora certa.  Você tem que ser a pessoa certa, no lugar certo, na hora certa.
Quem é você, então? Como você pensa? Quais são as suas crenças? Quais são os seus hábitos e as suas características? Qual é a sua opinião sobre si próprio? Quanta confiança você tem em si mesmo? Como é o seu relacionamento com as pessoas? Até que ponto você confia nelas? Você realmente acredita que merece ser próspero? Qual é a sua capacidade de agir apesar do medo, da preocupação, do incômodo, do desconforto? Você consegue ir em frente mesmo quando não está disposto a fazer isso?
O fato é que o seu caráter, o seu pensamento e as suas crenças são os fatores que determinam o seu grau de sucesso.
As coisas que não vemos são muito mais poderosas do que as que vemos. Talvez você não concorde com essa afirmação, mas tenho certeza de que você sofrerá se não aplicar esse princípio na sua vida. Por quê? Porque estará indo contra as leis da natureza que dizem que o que está embaixo do solo gera o que está em cima dele, o que é invisível cria o que é visível.
“Pela fé entendemos que os mundos pela palavra de Deus foram criados; de maneira que o visível foi feito do que é invisível.” Hebreus 11.3
A única maneira de mudar o seu mundo "exterior" é modificar o seu mundo "interior".
Se as coisas não vão bem na sua vida exterior, é porque não estão indo bem na sua vida interior. É simples assim.
Esta é a primeira influência - o que pensamos e o que carregamos dentro de nós.
A segunda influência que nos faz ser como somos são os exemplos.
Como se comportavam os seus pais ou responsáveis em questões de dinheiro quando você era criança? Eles cuidavam bem ou mal das finanças? Eram gastadores ou econômicos? Eram investidores perspicazes ou nunca investiam? Eram propensos a arriscar ou conservadores? Vocês tinham dinheiro sempre ou só esporadicamente? O dinheiro afluía com facilidade à sua família ou era suado? Era fonte de felicidade ou motivo de ásperas discussões?
Quando crianças, aprendemos quase tudo a partir dos exemplos que nos dão.
Muitas pessoas nascidas em famílias pobres sentem raiva e se rebelam. Em geral, elas vão à luta e enriquecem ou têm, pelo menos, o impulso de enriquecer. Mas há um pequeno problema, que é na verdade um problemão. Mesmo que façam fortuna ou se matem de trabalhar na tentativa de alcançar o sucesso, elas não costumam ser felizes. Por quê? Porque as raízes da sua riqueza ou motivação para ganhar dinheiro são a raiva e o ressentimento. Consequentemente, dinheiro e raiva são associados na sua mente: quanto mais dinheiro elas têm ou lutam para ter, mais enraivecidas ficam. Então elas perguntam à si mesmas o que fazer a respeito disso, e a mente responde: "Para se livrar da raiva, será necessário dar um fim ao seu dinheiro". E é o que elas fazem: inconscientemente, livram-se dele. Mas não importa, porque agora elas são felizes, certo? Errado. As coisas ficam ainda piores porque agora, além de continuarem a sentir raiva, elas estão também na lona. Deram fim à coisa errada!
Livraram-se do dinheiro, e não da raiva - do fruto, e não da raiz... Enquanto esse sentimento permanecer, elas nunca estarão verdadeiramente felizes ou em paz, não importa quanto dinheiro tenham ou deixem de ter.
Aliás, este é um dos fatores que motivam os gastadores compulsivos. Eles buscam uma satisfação que o dinheiro e os bens não podem lhe dar.
A sua razão, ou motivação, para prosperar ou fazer sucesso é crucial. Se ela possui uma raiz negativa, como o medo, a raiva ou a necessidade de provar algo a si mesmo, o dinheiro nunca lhe trará felicidade.
(Os segredos da mente milionária, de T. Harv Eker, Editora sextante)

Só Deus pode preencher o seu vazio interior. E, sendo assim, não importa se você tem muito, pouco ou nenhum dinheiro. A satisfação interior não pode ser comprada (Graças a Deus!). Por isso Deus a dá gratuitamente através de Jesus. Basta você recebê-la pela fé. E pode fazê-lo agora mesmo, orando, falando com o Pai.
Ponha Jesus no centro do seu coração, deixe-O governar suas emoções e pensamentos. Aí você vai entender o que é satisfação verdadeira e paz interior. Essa é a maior riqueza que alguém pode ter. O resto virá como consequência.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário.
E conheça também...


Nenhum comentário:

Postar um comentário