quinta-feira, 25 de setembro de 2014

O DÍZIMO NO ANTIGO TESTAMENTO



1 - O exemplo de Caim e Abel.
Eles foram ensinados a serem leais ao Criador oferecendo espontaneamente uma parte do fruto do seu trabalho.

“Passado algum tempo, Caim trouxe do fruto da terra uma oferta ao Senhor. Abel, por sua vez, trouxe as partes gordas das primeiras crias do seu rebanho. O Senhor aceitou com agrado Abel e sua oferta,...”  Gn. 4.3,4

2 - O exemplo de Abraão.
Nascia aqui a ideia da palavra dízimo para o povo de Deus, como fruto de gratidão.

“...e abençoou Abrão, dizendo: "Bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, Criador dos céus e da terra. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou seus inimigos em suas mãos". E Abrão lhe deu o dízimo de tudo.” Gn. 14.19,20

3 - O exemplo de Jacó.
Com a mesma característica do seu avô Abraão, o dízimo de Jacó foi voluntário e por gratidão.

“Na manhã seguinte, Jacó pegou a pedra que tinha usado como travesseiro, colocou-a de pé como coluna e derramou óleo sobre o seu topo. E deu o nome de Betel àquele lugar, embora a cidade anteriormente se chamasse Luz. Então Jacó fez um voto, dizendo: "Se Deus estiver comigo, cuidar de mim nesta viagem que estou fazendo, prover-me de comida e roupa, e levar-me de volta em segurança à casa de meu pai, então o Senhor será o meu Deus. E esta pedra que hoje coloquei como coluna servirá de santuário de Deus; e de tudo o que me deres certamente te darei o dízimo". Gn. 28.18-22

4 - Na lei.
Aqui o dízimo se tornou oficial para uma nação. Cada Judeu temente a Deus deveria dar a décima parte de tudo que produzisse ao Senhor como reconhecimento de que seu sustento e provisão vinha de Deus.

"Todos os dízimos da terra, seja dos cereais, seja das frutas das árvores, pertencem ao Senhor; são consagrados ao Senhor. Se um homem desejar resgatar parte do seu dízimo, terá que acrescentar um quinto ao seu valor. O dízimo dos seus rebanhos, um de cada dez animais que passem debaixo da vara do pastor, será consagrado ao Senhor.Lv. 27.30-32

Pense nisso!     

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...
www.bonnevievie.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário