quinta-feira, 18 de setembro de 2014

MORDOMIA DO ESPÍRITO HUMANO


AS FACULDADES DO ESPIRITO HUMANO

1- Fé - É uma qualidade do espírito humano com significação profunda e ampla, que se demonstra através da adoração, da esperança, da reverência ao que é sagrado e da oração, que é a comunicação com Deus.

2- Consciência - É a lei moral e espiritual no interior do homem, que age como juiz que aprova ou desaprova seu procedimento. A consciência não está sujeita à vontade, pelo contrário, ela julga a vontade e as demais faculdades do ser humano.

PECADOS DO ESPIRITO HUMANO
Vamos estudá-los no sentido de que a Mordomia do Espírito Humano deve rejeitá-los e evitá-los, a fim de que seu relacionamento com Deus não fique prejudicado.

1- O pecado afetou o espírito humano, e afetou não só todos os seres humanos, mas também todo seu ser.

“Portanto, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim também a morte passou a todos os homens por isso que todos pecaram.
Romanos 5.12

2- O Pecado no espírito humano afeta três partes importantes da comunhão do homem com Deus: a Oração, a Comunhão e a Adoração. Mas em Cristo foram ambas restauradas.

“Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, e pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. E, vindo, ele evangelizou a paz, a vós que estáveis longe, e aos que estavam perto;
Porque por ele ambos temos acesso ao Pai em um mesmo Espírito.

Efésios 2.13-18

Observe alguns pecados que afetam nosso espírito:

A- Idolatria -Este pecado fere frontalmente a soberania e a santidade de Deus. Idolatrar é: reverenciar, louvar, dar atenção especial, adorar outra pessoa, entidade ou objeto que não seja Deus.

B- Orgulho - A característica mais forte do orgulho é a sede insaciável do poder e busca desenfreada da autoafirmação. Foi este pecado que derrubou Lúcifer (Ez.28.12-19). A bíblia rechaça o orgulho. Jesus disse:

“E o que a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado.
Mateus 23.12

C- Egoísmo - É outro pecado do espírito humano e se expressa no relacionamento com Deus e com as pessoas. O egoísmo torna o espírito da pessoa obsessivo, tudo que faz, pensa ou realiza fica em torno do seu “eu”. Veja o remédio bíblico:

“Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a pela fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.
Gálatas 2.20

D- Dureza de coração, ou “dura cerviz” - Uma pessoa pode ter dureza de coração para com Deus ou o próximo.

“E era o nome deste homem Nabal, e o nome de sua mulher Abigail; e era a mulher de bom entendimento e formosa; porém o homem era duro, e maligno nas obras, e era da casa de Calebe.
I Sm.25.3

Conclusão - Chegamos à conclusão de que Mordomia vai além da administração dos bens e do dinheiro. Também precisamos zelar, cuidar de partes importantes da nossa vida como nosso corpo, nossa alma e nosso espírito. Deles provêm nossas virtudes ou nossas derrotas. Tudo depende de como estamos zelando de todo nosso ser como mordomos de Deus.

Pense nisso!


Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...
www.bonnevievie.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário