sábado, 6 de setembro de 2014

EXERCENDO A MORDOMIA CRISTÃ – Parte 4



ÁREAS DA VIDA EM QUE DEVEMOS EXERCER A MORDOMIA

Muita gente pensa que Mordomia só está relacionada ao dinheiro e aos bens materiais. Mas a Bíblia nos mostra que devemos exercer a Boa Mordomia sobre todas as áreas de nossa vida. Assim, glorificaremos a Deus em tudo que fizermos. Isto significa que nossa “prosperidade” também está ligada a todas as áreas da vida. Observe:

A.       NOSSO TEMPO

Devemos remir o nosso tempo – Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo; porquanto os dias são maus.” (Ef. 5.15,16)

Devemos valorizar o nosso tempo –
Ensina-nos a contar os nossos dias, de tal maneira que alcancemos corações sábios. (Sl. 90.12)

Devemos planejar bem o nosso tempo –
Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Ecl. 3.1)

B.       NOSSOS PENSAMENTOS

Devemos pensar nas coisas do alto – Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra;...” (Cl. 3.2)

Devemos pensar em coisas boas –
Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.” (Fp. 4.8)

Devemos pensar conforme a mente de Cristo –
Porque, quem conheceu a mente do Senhor, para que possa instruí-lo? Mas nós temos a mente de Cristo.( I Co. 2.16)

C.       NOSSO CORPO:

Devemos glorificar a Deus por meio do corpo – Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus. (I Co. 6.20)

Devemos dedicar a Deus o nosso corpo –
Rogo-vos, pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” (Rm. 12.1,2)

Devemos viver como templos do Espírito Santo –
Ou não sabeis que o vosso corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vós, proveniente de Deus, e que não sois de vós mesmos?
Porque fostes comprados por bom preço; glorificai, pois, a Deus no vosso corpo, e no vosso espírito, os quais pertencem a Deus.”
(I Co. 6.19-20)

D.     NOSSAS PALAVRAS:

Devemos usar sempre palavras agradáveis – A vossa palavra seja sempre agradável, temperada com sal, para que saibais como vos convém responder a cada um. ( Cl. 4.6)

Devemos usar palavras que promove a edificação –
Não saia da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem. (Ef. 4.29)

Devemos usar as palavras no temor do Senhor –
Ou fazei a árvore boa, e o seu fruto bom, ou fazei a árvore má, e o seu fruto mau; porque pelo fruto se conhece a árvore. Raça de víboras, como podeis vós dizer boas coisas, sendo maus? Pois do que há em abundância no coração, disso fala a boca. O homem bom tira boas coisas do bom tesouro do seu coração, e o homem mau do mau tesouro tira coisas más. Mas eu vos digo que de toda a palavra ociosa que os homens disserem hão de dar conta no dia do juízo. Porque por tuas palavras serás justificado, e por tuas palavras serás condenado.” (Mt. 12.33-37)
O homem bom, do bom tesouro do seu coração tira o bem, e o homem mau, do mau tesouro do seu coração tira o mal, porque da abundância do seu coração fala a boca.(Lc. 6.45)

E.       NOSSASM INFLUÊNCIAS:

Devemos exercer influencias por meio das obras – Vós sois a luz do mundo; não se pode esconder uma cidade edificada sobre um monte; nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas no velador, e dá luz a todos que estão na casa. Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai, que está nos céus.” (Mt. 5. 14-16)

Devemos exercer influencia por meio do testemunho cristão –
Sede meus imitadores, como também eu de Cristo. (I Co. 11.1)

Devemos exercer influencia por meio do comportamento –
Antes, santificai ao Senhor Deus em vossos corações; e estai sempre preparados para responder com mansidão e temor a qualquer que vos pedir a razão da esperança que há em vós, tendo uma boa consciência, para que, naquilo em que falam mal de vós, como de malfeitores, fiquem confundidos os que blasfemam do vosso bom porte em Cristo.” (I Pe. 3.15,16).



Pense nisso!

Continua na próxima postagem.
Fique ligado(a)!


Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...
www.bonnevievie.blogspot.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário