terça-feira, 16 de setembro de 2014

MORDOMIA DA ALMA



Além da mordomia dos bens e do dinheiro, o cristão também deve cuidar de seu corpo, sua alma e seu espírito. Hoje estudaremos a mordomia da alma, veremos que a alma pertence à parte imaterial do homem e nela estão centrados os sentimentos, desejos e vontades, que são manifestos no corpo.

DEFINIÇÃO DO QUE É ALMA

1- Alma significa vida, como sentido de respiração da vida. Aqui alma é NEPHESH (hebraico) e quer dizer essencialmente: respiração da vida. Neste sentido também se refere à alma dos animais, isto é, como fôlego de vida. Os animais receberam alma apenas no sentido de vida física, portanto cessa de existir quando morre o corpo.

“E disse Deus: Produza a terra alma vivente conforme a sua espécie; gado, e répteis e feras da terra conforme a sua espécie; e assim foi.Gn. 1.24

“E formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.Gn. 2.7

“E aconteceu que, saindo-se-lhe a alma (porque morreu), chamou-lhe Benoni; mas seu pai chamou-lhe Benjamim.Gn. 35.18

2- Alma também significa a própria pessoa. É uma maneira genérica de falar.

“Toda a alma esteja sujeita às potestades superiores; porque não há potestade que não venha de Deus; e as potestades que há foram ordenadas por Deus.Rm. 13.1

“Todas as almas, pois, que procederam dos lombos de Jacó, foram setenta almas; José, porém, estava no Egito.Ex. 1.5

“Quem sabe que o fôlego do homem vai para cima, e que o fôlego dos animais vai para baixo da terra?Ecl. 3.21

3- Alma também significa a parte imortal do homem. É um termo que deriva do latim ANǏMA, e se refere ao princípio que dá movimento ao que é vivo; o que é animado ou o que faz mover. De anǐma derivam diversas palavras tais como: animal (em latim, animalia), animador, ânimo, etc.

A ADMINISTRAÇÃO DA ALMA

1- A alma precisa ser conservada saudável. Isto é importante uma vez que é a alma que manda ao corpo as sensações boas e ruins. Por isso ela precisa de paz, sossego, sentimentos bons, e da presença de Deus. A alma é a parte do homem que sente “sede de Deus”.

“Nós, porém, não somos daqueles que se retiram para a perdição, mas daqueles que crêem para a conservação da alma.Hb. 10.39

“Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!Sl. 42.1

2- A alma está ligada ao meio ambiente em que vive. Ele tem influencias no desenvolvimento das faculdades interiores do homem, dando a ele condições de assimilar hábitos, aprende a tomar atitudes, despertar sentimentos, criar e perseguir ideais, controlar os instintos e emoções. O cristão cuidadoso, sabendo que partes tão importantes da sua vida estão centradas na alma, aprende a administrar bem seus sentimentos e emoções a fim de não se deixar levar por impulsos descontrolados. Ele é dirigido pelo Espirito Santo e faz da palavra de Deus sua regra de fé e conduta.

“O que guardar o mandamento guardará a sua alma; porém o que desprezar os seus caminhos morrerá.” Prov. 19.16

“Tão-somente tende cuidado de guardar com diligência o mandamento e a lei que Moisés, o servo do Senhor, vos mandou: que ameis ao Senhor vosso Deus, e andeis em todos os seus caminhos, e guardeis os seus mandamentos, e vos achegueis a ele, e o sirvais com todo o vosso coração, e com toda a vossa alma.”  Js. 22.5

PARTES INTEGRANTES DA ALMA

O intelecto
- é a faculdade da alma que capacita o homem a pensar, raciocinar, decidir, julgar e conhecer. Ligados ao intelecto estão a imaginação, a memoria e a razão. Estas faculdades precisam ser administradas com zelo e temos a Deus, caso contrario tornam-se agência de satanás. A alma, no sentido de mente, precisa ser renovada em Deus e por Sua Palavra.

“E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável, e perfeita vontade de Deus.” Rom. 12.2

A vontade - O segredo da mordomia da alma está em saber administrar os motivos que alimentam a vontade.

“Porque, segundo o homem interior, tenho prazer na lei de Deus;...” Rom. 7.22

“Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai.Fp. 4.8

Os sentimentos - A mordomia aqui atua na capacidade de saber administrar a parte afetiva do nosso ser. O pecado afetou esta parte também. Mas a maneira Bíblia para guardar os sentimentos é através da oração.

“Os quais, havendo perdido todo o sentimento, se entregaram à dissolução, para com avidez cometerem toda a impureza.Ef. 4.19

“Não estejais inquietos por coisa alguma; antes as vossas petições sejam em tudo conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, com ação de graças. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os vossos corações e os vossos pensamentos em Cristo Jesus.Fp. 4.6-7

Conclusão – Percebemos, então, que a mordomia da alma é de fundamental importância para todos que são bem intencionados em servir a Deus e mais ainda, entrar no céu.

Pense nisso!

Na próxima postagem vamos tratar da mordomia do espírito. Fique ligado(a)!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

www.bonnevievie.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário