quinta-feira, 10 de julho de 2014

O VALOR DO SACRIFÍCIO

Quando a praga estava assolando Israel durante o reinado de Davi, o rei foi ao jebuseu Araúna para comprar seu terreno (onde ele secava e batia os grãos). Davi queria construir ali um altar ao Senhor para aplacar Sua ira e aliviar o povo da praga. Araúna ofereceu-se para doar não só o terreno, mas também outros suprimentos necessários. Porém Davi se recusou:

"Não aceito, mas o comprarei pelo devido preço, porque não oferecerei ao Senhor, meu Deus, holocaustos que não me custem nada." II Samuel 24.24

Davi sentia que esta oferta precisava representar algum sacrifício de sua parte.
Jesus observou o valor do sacrifício de dar, quando comentou a dádiva de uma pobre viúva que tinha posto duas moedas no tesouro do templo (Lucas 21:1-4).
Sua contribuição representava aproximadamente a menor dádiva que podia ser feita em moeda. Contudo, Jesus afirmou que ela tinha dado "mais do que todos".
Jesus estava comentando o valor relativo da oferta da viúva, em vez de seu valor absoluto. No sentido absoluto, as pessoas ricas é que estavam fazendo contribuições maiores (versículo 1), pois estavam dando mais dinheiro. Mas Jesus estava comparando a dádiva com o que era possuído pelo doador. Os ricos fizeram uma contribuição; mas viúva fez um sacrifício.

“Chamando a si os seus discípulos, Jesus declarou: Afirmo-lhes que esta viúva pobre colocou na caixa de ofertas mais do que todos os outros. Todos deram do que lhes sobrava; mas ela, da sua pobreza, deu tudo o que possuía para viver.” Marcos 12.43-44

Jesus não criticou as dádivas dos ricos, nem disse que somente a generosidade nas proporções daquela da viúva é aceitável por Deus. Ele elogiou a dádiva dela para mostrar que tal oferta não é desprezada, apesar de sua pequenez no sentido absoluto.
Deus mede o valor de nossas dádivas e serviços num sentido relativo. Não é surpresa que nós, humanos, tenhamos tendência a medir o valor segundo uma escala absoluta. Ficamos impressionados com aqueles que dão grandes quantias a várias causas ou que executam grandes tarefas. Tendemos a depreciar as pequenas dádivas ou atos de serviço. A história da viúva mostra-nos que nenhum serviço a Cristo é insignificante.

“Eu lhes digo a verdade: Quem lhes der um copo de água em meu nome, por vocês pertencerem a Cristo, de modo nenhum perderá a sua recompensa." Marcos 9.41

Nossas ofertas e nosso labor no reino de Deus são valorizados por Ele com respeito ao que possuímos e ao que somos capazes de dar. O louvor de Deus não vai somente para os ricos, os fortes, os muito talentosos; ele conhece e aprecia todos os seus servos.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário