segunda-feira, 14 de julho de 2014

JESUS E UMA DISPUTA DE HERANÇA – Parte 3




O Perigo da Avareza – Leia Lucas 12.13-34


“Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança.” Lucas 12.13

Certo homem fez este pedido incomum quando Jesus estava ensinando uma multidão. Ninguém sabe quem ele era, mas evidentemente ele pensava que seu irmão estava enganando-o na partilha da propriedade da família e queria que Jesus interviesse para resolver o assunto. Jesus recusou-se, mas no processo ele explicou a relação do homem com as posses e revelou os princípios que governam a atitude cristã para com o dinheiro.
Continuação...

Um sermão
Jesus acrescentou um sermão (Lucas 12.22-34). Ele pregou sobre a preocupação, mandando que jamais nos preocupássemos com as coisas materiais. Ele disse que, desde que Deus já nos deu nossa vida e nosso corpo, certamente podemos confiar Nele para nos dar também o alimento e a roupa. Ele salientou que Deus cuida dos corvos e dos lírios e que somos muito mais valiosos do que eles. Jesus  insistiu em que a preocupação é inútil, uma vez que não podemos fazer-nos um dia mais velhos, nem um centímetro mais altos. Finalmente, lembrou-nos que a preocupação é característica dos gentios, isto é, todos os que não têm relação com o Pai celestial e, portanto, não têm quem cuide deles. Preocupação com coisas materiais revela falta de confiança em Deus e um desejo exagerado de posses materiais.

O Senhor pregou sobre PRIORIDADES. Ele disse:

“Buscai, antes de tudo, o Seu reino e a Sua justiça, e todas as demais coisas vos serão acrescentadas.” Lucas 12.31

Muitos colocam as bênçãos materiais acima das espirituais. Jesus advertiu sobre a preocupação do mundo e engano das riquezas que afogam a palavra em nosso coração para que não dê nenhum fruto.

“E o que foi semeado entre espinhos é  aquele que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;...” Mateus 13.22

Gradualmente o diabo muda nossa atenção do Senhor para nós mesmos e do céu para esta vida. Há igrejas que pregam mais a respeito da prosperidade material do que sobre as riquezas eternas. Há cristãos que gastam mais tempo e esforço assegurando sua própria prosperidade do que promovendo a obra do Senhor.

Jesus pregou sobre a GENEROSIDADE:

“Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome.” Lucas 12.33

Os cristãos primitivos às vezes vendiam suas propriedades para ajudar os irmãos necessitados. Em vez de armazenarmos nossas posses, precisamos ver-nos como administradores daquilo que pertence a Deus. Tudo que possuímos recebemos Dele e pertence a Ele, portanto devemos usar estas bênçãos para Ele e para seu povo.
Paulo advertiu-nos que fôssemos generosos, misericordiosos e prontos a partilhar (I Timóteo 6:17-19).

Jesus pregou sobre o CORAÇÃO:

“Porque onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração.” Lucas 12.34

Podemos ficar rapidamente ligados a esta vida, porque quando nosso trabalho e atenção se concentram aqui, nosso coração logo seguirá na mesma direção.

A um simples pedido de um homem por arbitragem numa disputa de herança, Jesus respondeu com uma pergunta, uma advertência, uma parábola e um sermão. Que possamos ouvir e ficarmos avisados.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário