sexta-feira, 11 de julho de 2014

JESUS E UMA DISPUTA DE HERANÇA


O Perigo da Avareza – Leia Lucas 12.13-34

“Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança.” Lucas 12.13

Certo homem fez este pedido incomum quando Jesus estava ensinando uma multidão. Ninguém sabe quem ele era, mas evidentemente ele pensava que seu irmão estava enganando-o na partilha da propriedade da família e queria que Jesus interviesse para resolver o assunto. Jesus recusou-se, mas no processo ele explicou a relação do homem com as posses e revelou os princípios que governam a atitude cristã para com o dinheiro.

Uma pergunta
Quando o homem pediu a Jesus que arbitrasse a disputa da herança, ele se recusou, fazendo a pergunta:

Homem, quem me constituiu juiz ou partidor entre vós? Lucas 12.14

Ele estava simplesmente dizendo que não era seu propósito acertar querelas de propriedade. É certo que o homem tinha entendido mal a meta da missão de Jesus. O Senhor poderia ter deixado isso assim, mas não o fez.

Uma advertência
Jesus acrescentou uma advertência:

Tende cuidado e guardai-vos de toda e qualquer avareza; porque a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui. Lucas 12.15

Que declaração forte! “Tende cuidado!”  mas o Senhor não ficou numa única declaração de perigo; ele acrescentou outra  “guardai-vos!”. E qual era o perigo contra o qual ele estava advertindo tão duramente? A avareza. Ela é o assunto de muitas advertências bíblicas. Você pode encontrá-las em Marcos 7:22; Romanos 1:29; I Coríntios 5:10-11; 6:9-11; Efésios 5:3, 5; Colossenses 3:5; I Timóteo 6:10; II Pedro 2:14. Um pecado sobre o qual as Escrituras advertem tão frequentemente tem que ser muito espalhado. Será que somos cegos a este erro em nossas próprias vidas? A avareza é um desejo desordenado por coisas. Vemos e queremos. Coisas materiais tornam-se mais importantes para nós do que o Senhor, motivo pelo qual a avareza é chamada idolatria (Efésios 5:5; Colossenses 3:5). Daí a cobiça leva a outros pecados.
Compramos coisas que não podemos pagar. Logo, devemos tanto dinheiro que não podemos pagar nossas dívidas. Provérbios 22.7 adverte que quem pede emprestado se torna um escravo do emprestador. O crédito fácil é um tirano. Como o peixe que abocanha a isca do anzol, somos atraídos por coisas materiais e pela nossa obsessão de tê-las agora mesmo. Não podemos pagá-las, mas não importa. Apenas cinco pagamentos facilitados, ou um cartão de plástico. Mas a satisfação instantânea tem seu preço, e é alto. A raiz do problema: a avareza queremos o que queremos, e faremos coisas erradas para conseguir.
Permitimos que nosso emprego interfira com o serviço a Deus. Tornamo-nos tão devotados à nossa carreira e a ganhar mais e mais dinheiro que não temos tempo para ensinar, estudar, orar ou adorar. Deus nos manda trabalhar (II Tessalonicenses 3.10), mas Ele não quer que façamos de nosso trabalho um ídolo. Ele não quer que esposas negligenciem sua responsabilidade principal de dirigir o lar (Tito 2.5; I Timóteo 5.14) para se devotarem a uma carreira. A raiz do problema: avareza queremos o que queremos e faremos um deus de nosso trabalho para conseguir.

Murmuramos e nos queixamos a respeito do que não temos.

“Seja a vossa vida sem avareza. Contentai-vos com as coisas que tendes.” Hebreus 13.5

É fácil olhar em volta e ver seus vizinhos e colegas com mais do que você tem e então sentir-se privado. Sentimos que ficaríamos contentes se tivéssemos apenas mais uma quinquilharia, mas quando a conseguirmos, logo desejaremos mais alguma coisa. O problema é nossa atitude, não nossa posição financeira.

“Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda.” Eclesiastes 5.10

Se não estamos contentes com o que temos agora, não ficaremos contentes com coisa nenhuma. A raiz do problema: avareza queremos o que queremos e nos sentimos despojados se não conseguimos.
Jesus simplesmente disse:

“... a vida de um homem não consiste na abundância dos bens que ele possui.” Lucas 12.15

Coisas materiais não são tudo o que a vida é. Nada realmente valioso, desejável ou duradouro pode ser comprado. O Senhor poderia ter parado aqui, porém não o fez.

Continua na próxima postagem

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário