segunda-feira, 7 de julho de 2014

O CRISTÃO E OS PROBLEMAS FINANCEIROS





Você está enfrentando problemas financeiros? Faturas que você não consegue pagar? Cheques que você não pode cobrir? Necessidades que você não tem dinheiro para suprir?
O e tudo isso significa pra você? Vergonha? Frustração? Excesso de trabalho? Tensão? Problemas financeiros são excessivamente preocupantes e conduzem a muitos pecados, dentre eles descontentamento, ingratidão, ira, desonestidade, impaciência, ansiedade e negligência das responsabilidades espirituais. A Bíblia ensina-nos como enfrentar todas as situações da vida, incluindo as dificuldades financeiras. A chave para enfrentar problemas financeiros está na sua atitude. Observe as atitudes que a Bíblia recomenda e permita que a palavra de Deus opere em seu coração e mude seu modo de ver as coisas.

ATITUDES

Gratidão
A Bíblia insiste em que sejamos gratos. Precisamos estar "... transbordando de gratidão" (Colossenses 2.7).

"Deem graças em todas as circunstâncias..." I Tess. 5.18

Você não deve se queixar nem sentir pena de si mesmo. Antes deve considerar cuidadosamente todas as razões que tem para ser agradecido e louvar a Deus por suas bênçãos.
Os israelitas no deserto estavam se queixando constantemente, mas tinham se esquecido da grande libertação que Deus lhes tinha dado havia apenas pouco tempo.
Você tem que atentar para o que o Senhor lhe tem dado e não para as coisas que não tem. Mude o foco! Olhe pra tudo que recebeu do Senhor e seja agradecido(a)!

Contentamento

"Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’." Hebreus 13.5

A presença de Deus com seu povo deveria dar tanta alegria e segurança que poderíamos facilmente nos contentar com qualquer padrão de vida. Paulo estava contente na fome ou na abundância (Filipenses 4.10;13).
Por outro lado, as Escrituras estão repletas de advertências contra a ganância e a avareza.

“E disse-lhes: Acautelai-vos e guardai-vos da avareza; porque a vida de qualquer não consiste na abundância do que possui.Lucas 12.15

Por qualquer razão, nunca parecemos reconhecer o desejo desordenado por coisas em nossas próprias vidas. Pensamos que todas as coisas que queremos são necessidades e que a dívida que acumulamos ao adquiri-las é perfeitamente aceitável. Pode ser que poucos de nós admitamos a ganância em nossas vidas porque nos cegamos e deixamos de perceber o verdadeiro estado de nosso coração. Paulo exortou:

"Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos" I Timóteo 6.8

Pergunte a si mesmo: Estou satisfeito somente com isto? Sou grato por isso?

Sobriedade
Muitos textos na Bíblia nos exortam a sermos sóbrios (I Tessalonicenses 5.6, 8; I Pedro 1.13; 4.7; 5.8). A pessoa sóbria encara os fatos e não deixa seus desejos colorirem sua percepção da realidade.
Muitos tratam das finanças num mundo de sonho, sempre imaginando que tudo dará certo magicamente. Mas fugir de um problema ou negá-lo não ajuda e não está de acordo com o caráter de Cristo. Você precisa reconhecer sua real situação, não importa quão triste seja. A Bíblia nos exorta a sermos "pessoas de coragem" (I Coríntios 16.13). Ignorar os problemas não os extingue. Lutas financeiras não desvanecem por encanto ou mágica. Elas precisam ser resolvidas com estratégia, disciplina séria e perseverança.

Honestidade
A honestidade é parte do caráter cristão (II Coríntios 8.21; Tito 2.5). Pessoas honestas aceitam suas limitações financeiras e não tentam ser uma coisa que não são vivendo num estilo de vida que suas condições não permitem. Pessoas honestas admitem que há muitas coisas que os outros têm que elas não podem porque não têm dinheiro suficiente para isso. Pessoas honestas não fazem dívidas que não têm capacidade para pagar.

“A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.Romanos 13.8


(Continua na próxima postagem)

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário