quarta-feira, 9 de julho de 2014

MUDANÇAS ESPECÍFICAS EM SUA VIDA FINANCEIRA




Fique atento às mudanças específicas que poderão resolver seus problemas financeiros. São atitudes simples, mas sem perspectivas corretas terão pouca validade.

1. Avalie honestamente sua situação. 
Encare os fatos. Ajuda muito pegar uma folha de papel e lançar todas as suas dívidas e anotar os valores de todas. Depois, lance sua renda e suas despesas mensais. Fazendo isso você verá qual é exatamente sua situação financeira.

2. Comece a pagar suas dívidas.
"Não devem nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros..." Romanos 13.8
Comece acertando sua dívida com Deus. Ponha seu dízimo em dia. Esta é a primeira atitude pra mudar sua vida financeira. Você não pode querer acertar as contas primeiro com os homens, e se esquecer que depende de Deus pra isso. Primeiro acerte com Deus, então Ele vai abençoar o restante. 
Depois disso, acerte com os outros. Calcule quanto dinheiro por mês é necessário para pagar todos os juros e, também, comece a pagar o principal (o valor original do empréstimo, antes do acréscimo de juros). Se suas prestações e obrigações mensais forem mais do que tem disponível no orçamento da família, há três coisas que poderia fazer de modo a ter dinheiro para pagar as dívidas:
(a) Gastar menos - Quando for necessário, as despesas podem ser reduzidas às mínimas necessidades de comida e lugar para viver (veja I Timóteo 6.6-10).
(b) Ganhar mais - Às vezes há oportunidades para trabalhar mais horas, ter um segundo emprego, ou encorajar os filhos adolescentes ou adultos que estejam vivendo no lar a trabalharem. Estude as possibilidades e encare a melhor forma de aumentar a renda.
(c) Vender coisas - Os cristãos primitivos vendiam casas e terras para aliviar as necessidades de seus irmãos (Atos 4.32-37). Não é irracional esperar que um discípulo de Cristo venda coisas para poder pagar o que deve. Certamente você tem em casa algumas coisas de que não precisa no momento e podem render algum ganho.

3. Viva dentro dos limites de seu orçamento. 
Tem muita gente que tenta viver além de suas condições, seja por inveja, por baixa autoestima, por orgulho, por influência da mídia, etc. Isso além de lhe causar muitos transtornos, também é pecado e desagrada muito a Deus. Depois não adianta orar pedindo livramento.
A Bíblia adverte sobre a loucura de fazer dívidas:
"O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta." Provérbios 22:7
A escravidão aos credores é muito penosa; é melhor esperar pacientemente e comprar somente aquelas coisas que se pode pagar.

4. Comece a aplicar sua renda no sentido de metas espirituais.
Temos que chegar a ver tudo o que temos como pertencendo ao Senhor e começar a usar nossos recursos para servi-lo. O Novo Testamento exorta-nos a dar generosa e abundantemente (2 Coríntios 8-9). Conquanto estejamos obrigados ao dízimo, não devemos usar isso como uma desculpa para sovinice. O dízimo não substitui as ofertas e ofertas não substituem o dízimo. Jamais permita que sua oferta seja diminuída pela avareza (II Coríntios 9.5).

Conclusão
Em todas as áreas da vida a Bíblia nos fornece a orientação perfeita. Da mesma maneira, no campo financeiro devemos dar ouvidos à sabedoria da Palavra de Deus. Quando obedecemos aos mandamentos do Senhor, recebemos tanto "a promessa da vida presente" como a da vida "futura" (I Timóteo 4.8).
Que você siga estas ricas instruções!

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário