terça-feira, 8 de julho de 2014

O CRISTÃO E OS PROBLEMAS FINANCEIROS – Parte 2


Você está enfrentando problemas financeiros? Faturas que você não consegue pagar? Cheques que você não pode cobrir? Necessidades que você não tem dinheiro para suprir? Vergonha? Frustração? Excesso de trabalho? Tensão? Problemas financeiros são excessivamente preocupantes e conduzem a muitos pecados: descontentamento, ingratidão, ira, desonestidade, impaciência, ansiedade e negligência das responsabilidades espirituais. A Bíblia ensina-nos como enfrentar muitas situações diferentes na vida, incluindo as dificuldades financeiras. A chave para enfrentar problemas financeiros está na atitude da pessoa. Para responder bem precisamos permitir que a palavra de Deus opere em nosso coração e mude nosso modo de ver as coisas.
(Continuação)

Atitudes

Diligência
Algumas vezes, porém nem sempre, os problemas financeiros resultam da preguiça.

"Tirando uma soneca, cochilando um pouco, cruzando um pouco os braços para descansar, a sua pobreza o surpreenderá como um assaltante, e a sua necessidade lhe sobrevirá como um homem armado." Provérbios 6.10-11

“Por causa da preguiça, o telhado se enverga; por causa das mãos indolentes, a casa tem goteiras." Eclesiastes 10.18

Problemas financeiros devem ser esperados quando nos mimamos com descanso e sossego, e não trabalhamos esforçadamente. Um homem deve sustentar sua família (I Timóteo 5.8) mesmo que isso possa envolver trabalho difícil ou empregos desagradáveis, ou mesmo se o trabalho disponível é relativamente mal pago.

Espiritualidade
Precisamos manter nosso foco principal em Cristo, não em coisas materiais.

"Ninguém pode servir a dois senhores: pois odiará um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro... Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas." Mateus 6.24, 33

Nossas posses, nossa posição e nosso sucesso nesta vida são matérias insignificantes para o verdadeiro cristão. Ele é meramente um peregrino de passagem nesta vida e, portanto, também é relativamente “desinteressado” nestas questões. Ele nunca faz da prosperidade material uma meta principal. Ele tem prioridades espirituais.

“Jesus disse-lhes: A minha comida é fazer a vontade daquele que me enviou, e realizar a sua obra.” João 4:34

Altruísmo
O servo do Senhor sempre busca dar, em vez de gastar consigo mesmo. Ele vê o dinheiro que ganha trabalhando como uma bênção que ele pode e deve aplicar servindo a outros.

"O que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo algo de útil com as mãos, para que tenha o que repartir com quem estiver em necessidade." Efésios 4.28

Discípulos verdadeiros vêem a prosperidade material não tanto como algo para si mesmos, mas como algo útil para servir outros (II Coríntios 9.8-11). Enquanto a pessoa for egoísta, sempre terá frustrações ao lidar com assuntos financeiros.

Humildade
A humildade para admitir enganos e buscar corrigi-los é básica. Muitos têm atitudes impróprias e não administram bem seu dinheiro. Nada nunca mudará até que a pessoa admita que tem errado. É preciso também que cada um tenha a humildade de se auto examinar à luz da Palavra de Deus e fazer as coisas que aprender nela (Tiago 1:21-24). Esta é uma boa hora para você parar de ler este artigo, rever as atitudes que precisa ter, tentar honestamente avaliar-se e decidir mudar nas áreas necessárias. Como Deus vê você em cada uma destas atitudes? (Obs.: Vale lembrar que este texto é continuação da postagem anterior. Dê uma olhada também.)

Continua na próxima postagem.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário