sábado, 12 de julho de 2014

JESUS E UMA DISPUTA DE HERANÇA – Parte 2



O Perigo da Avareza – Leia Lucas 12.13-34


“Mestre, ordena a meu irmão que reparta comigo a herança.” Lucas 12.13

Certo homem fez este pedido incomum quando Jesus estava ensinando uma multidão. Ninguém sabe quem ele era, mas evidentemente ele pensava que seu irmão estava enganando-o na partilha da propriedade da família e queria que Jesus interviesse para resolver o assunto. Jesus recusou-se, mas no processo ele explicou a relação do homem com as posses e revelou os princípios que governam a atitude cristã para com o dinheiro.
Continuação...

Uma parábola
Jesus acrescentou uma parábola. Ele falou de um homem que era tão próspero que resolveu demolir seus celeiros e construir outros maiores para armazenar suas colheitas. Então ele disse lá consigo mesmo:

“Então, direi à minha alma: tens em depósito muitos bem para muitos anos; descansa, come, bebe, e regala-te.” 
Lucas 12.19

Mas Deus replicou:

“Louco, esta noite te pedirão a tua alma; e o que tens preparado, para quem será?” Lucas 12.20

Este homem tinha três problemas principais:
Œ Era egoísta - Ele estava pensando em seu próprio conforto e segurança e esquecia a fonte de sua prosperidade.
 Via só o que estava perto - Riquezas dão ilusão de segurança, mas no dia do julgamento a riqueza não faz diferença  absolutamente nenhuma (veja Provérbios 11.4). Não há bolsos nas vestes de luto.
Ž Tinha uma meta errada - Jesus concluiu a parábola com estas palavras:

“Assim é o que entesoura para si mesmo e não é rico para com Deus.” Lucas 12.21

E quanto a nós? Entesouramos nossas posses de um modo egoísta e de visão curta? Ou somos generosos? Damos bondosamente ou nossa contribuição é diminuída pela cobiça?

Portanto, tive por coisa necessária exortar estes irmãos, para que primeiro fossem ter convosco, e preparassem de antemão a vossa bênção, já antes anunciada, para que esteja pronta como bênção, e não como avareza.  E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama ao que dá com alegria.” II Coríntios 9.5-7

Os cristãos deveriam sacrificar prontamente a prosperidade material para servir o Senhor e para ajudar a outros. Jesus poderia ter parado aqui, porém não o fez.

Continua na próxima postagem

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário