sexta-feira, 4 de julho de 2014

O Cristão e seu Dinheiro – Parte 5




Cumprindo obrigações financeiras
O cristão deve administrar bem seu dinheiro, porque Deus lhe deu várias responsabilidades. A pessoa que usa seu dinheiro para servir da maneira que o Senhor quer está se preparando para estar com Deus para sempre. Leia Lucas 16:1-13 e ...

“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;
Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam se apoderar da vida eterna.”
I Timóteo 6:17-19

Considere algumas responsabilidades — ou, melhor, privilégios — que Deus deu aos seus servos.

1. Participar do trabalho da igreja - Desde o início, a igreja do Senhor tem recebido e usado dinheiro no seu trabalho. No Novo Testamento, aprendemos que a igreja recebeu dinheiro por ofertas voluntárias (Atos 4.32-37) dadas no primeiro dia da semana (I Coríntios 16.1-4). Essas coletas foram feitas em cada congregação local, e a própria congregação empregou o dinheiro no trabalho autorizado por Deus.
Cada cristão tem a responsabilidade de dar “conforme a sua prosperidade” (I Coríntios 16.2), “segundo tiver proposto no coração” “com alegria” (II Coríntios 9.7).
Não devemos pensar que Deus quer só as migalhas que sobram depois de nos fartar. Jesus elogiou o espírito de sacrifício da viúva pobre (Lucas 21.1-4). Paulo agradeceu o sacrifício dos filipenses como uma oferta agradável a Deus (Filipenses 4.18). Ele elogiou os irmãos da Macedônia por sua generosidade, dizendo que “deram-se a si mesmos primeiro ao Senhor” (II Coríntios 8.5). Eles descobriram a chave da generosidade. A pessoa que recusa dar liberalmente tem esquecido que Jesus deu a própria vida para nos resgatar. Devemos sacrificar com alegria!

2. Sustentar a família - Numa época em que muitas famílias sofrem por causa da preguiça e irresponsabilidade de alguns, devemos lembrar que quem é convertido a Cristo é transformado por Ele. Paulo confrontou esse problema de homens ociosos em Tessalônica, e os sacudiu com palavras claras:

E procureis viver quietos, e tratar dos vossos próprios negócios, e trabalhar com vossas próprias mãos, como já vo-lo temos mandado; para que andeis honestamente para com os que estão de fora, e não necessiteis de coisa alguma.” (I Tessalonicenses 4.11-12)
“Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma... determinamos e exortamos, no Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando tranquilamente, comam o seu próprio pão.” (II Tessalonicenses 3.10-12).

Em outra carta, ele falou da obrigação de sustentar os necessitados, especialmente parentes e viúvas:

“Ora, se alguém não tem cuidado dos seus e especialmente dos da própria casa, tem negado a fé e é pior do que o descrente.” (I Timóteo 5.8).


3. Ajudar os necessitados - Como discípulos de Cristo, temos a responsabilidade de usar o nosso dinheiro para ajudar os necessitados. Generosidade faz parte do caráter do cristão verdadeiro. Devemos trabalhar para ter condições para ajudar outros.

“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade.(Efésios 4.28)

Os que são abençoados com coisas materiais devem usá-las para boas obras de caridade (I Timóteo 6.17-18 -  já lemos acima). Cada um de nós tem a responsabilidade de ajudar as viúvas e os órfãos.

“A religião pura e imaculada para com Deus e Pai, é esta: Visitar os órfãos e as viúvas nas suas tribulações, e guardar-se da corrupção do mundo. (Tiago 1.27)

Entre as coisas que Jesus vai examinar no julgamento é nossa benevolência para com outros (Leia Mateus 25.35-46).

Conclusão - Cada um responderá pelas coisas feitas nessa vida. Vamos meditar nos ensinamentos bíblicos para aprender como mostrar esse cuidado para os outros (Leia: Salmo 112.5-6; Mateus 19.21; I João 3.17). Lembre-se sempre de que o segundo grande mandamento é amar ao próximo (Mateus 22.39).


Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário