quarta-feira, 25 de junho de 2014

Perguntas práticas sobre ofertas



Quando?
Em termos de ofertas na igreja, a passagem que fala sobre quando fazê-las é I Coríntios 16:1-2:

“Ora, quanto à coleta que se faz para os santos, fazei vós também o mesmo que ordenei às igrejas da Galácia. No primeiro dia da semana cada um de vós ponha de parte o que puder ajuntar, conforme a sua prosperidade, para que não se façam as coletas quando eu chegar.”

Cada discípulo viria de casa já preparado para ofertar no primeiro dia da semana, o mesmo dia que reunimos para celebrar ao Senhor (Atos 20:7)

Quanto?
Antes de concluir que qualquer “ofertinha” serve, mesmo sendo uma parte muito pequena de sua renda, considere alguns fatos sobre o nosso serviço a Cristo no Novo Testamento:

ü A missão da igreja na Nova Aliança é maior.
ü As bênçãos em Cristo são muito superiores às bênçãos do Velho Testamento.
ü As coisas de Deus devem ser primeiras nas nossas prioridades.
ü É mais abençoado dar do que receber.
ü Deus ama quem dá com alegria.

Ninguém hoje tem direito de estipular para os outros a quantia ou porcentagem da renda que o cristão deve ofertar. Mas, cada discípulo deve pensar bem sobre o privilégio e a responsabilidade de contribuir ao trabalho do Senhor. Uma vez que tudo é melhor na nova aliança, será que Deus quer que ofertemos menos que nossos irmãos do Antigo Testamento?

Como a oferta é aplicada?
O Dinheiro ofertado para o trabalho da igreja deve ser aplicado exclusivamente nas coisas que Deus autorizou que a igreja fizesse. Pessoas que desviam o dinheiro da oferta para criar ou manter instituições humanas ou outras obras não ordenadas pelo Senhor estão ultrapassando a doutrina Dele (veja 1 Coríntios 4:6; 2 João 9).
Por isso as igrejas têm tesoureiros registrados em ata oficial, prestam relatórios periódicos aos seus membros e, quando preciso, também aos órgãos governamentais competentes. Isso deve ser levado a sério, e o é na maioria das igrejas.

As ofertas são administradas por quem?
No Novo Testamento, o dinheiro da igreja sempre foi administrado por homens fiéis e responsáveis. No início, os apóstolos recebiam as ofertas (Atos 4.37; 5.2). Mais tarde, os presbíteros recebiam o dinheiro dado (Atos 11.30).
Sabemos que o trabalho de administrar, supervisionar e guiar a igreja local cabe aos pastores ou presbíteros (veja I Timóteo 3.5; 5.17). Em Atos 6.1-7, homens sábios, espirituais e de boa reputação foram escolhidos para administrar um aspecto do trabalho da congregação. Também quando dinheiro foi levado de uma cidade para outra, mensageiros fiéis foram eleitos nas igrejas, assim evitando qualquer tipo de escândalo (II Coríntios 8.19-23).

Conclusão
Os seguidores de Cristo gozam do grande privilégio de participar do trabalho do reino do Senhor. Sejamos fiéis em cumprir este compromisso com Deus.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário