sábado, 28 de junho de 2014

O Cristão e seu Dinheiro



“A Bolsa de Valores sobe! Juros caem! Inflação voltará? Crise econômica preocupa o governo!” As manchetes nos jornais, revistas e programas de televisão não param de falar sobre dinheiro. No Brasil, como em muitos outros países, governos são eleitos e desfeitos por circunstâncias e políticas econômicas. A maioria das pessoas vive numa constante agitação por causa de diversos problemas financeiros: contas vencidas, desejos de receber aumentos salariais, dívidas assustadoras.
O que Deus ensina para nos ajudar no meio de tanta preocupação sobre o dinheiro?
Vamos examinar alguns princípios bíblicos. A Bíblia fala muito sobre esse assunto; por isso, este artigo contém muitas citações bíblicas. Por favor, tome o tempo necessário para ler cada passagem e confirmar que o ensinamento aqui é de Deus, não de homens.

O dinheiro é nossa ferramenta, não nosso dono.
Muitas pessoas são escravas do dinheiro. Lutam tanto para ter dinheiro que nem têm tempo para gozar da sua prosperidade! O desejo de ter coisas e acumular riquezas domina a vida de muita gente. Você já ouviu alguém falar sobre as posses de Bill Gates ou outro rico com tom de inveja na voz? O servo de Deus precisa reconhecer que o dinheiro é uma ferramenta que deve ser empregada em boas obras, e não nosso senhor. Preste muita atenção: “Aquilo que toma a maior parte do seu tempo torna seu senhor”. Uma das táticas mais eficazes do diabo é apagar o zelo do cristão com preocupações financeiras.
"E o que foi semeado entre espinhos é o que ouve a palavra, mas os cuidados deste mundo, e a sedução das riquezas sufocam a palavra, e fica infrutífera;..." Mateus 13.22
Há cristãos que trabalham tanto em busca de mais dinheiro que deixam de servir ao Senhor na sua célula e nos cultos da sua igreja, tornando-se frios espiritualmente. E, na maioria das vezes, eles já têm o suficiente para viver confortavelmente. Mas nunca se contentam. Querem sempre mais. Isso é falta de fé e idolatria do dinheiro. Jesus ensinou claramente que nós temos que escolher entre dois senhores. Leia e medite no que Ele disse. Isso foi registrado na Bíblia para que você o lesse e observasse.

“Não ajunteis tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem tudo consomem, e onde os ladrões minam e roubam; mas ajuntai tesouros no céu, onde nem a traça nem a ferrugem consomem, e onde os ladrões não minam nem roubam. Porque onde estiver o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. [...] Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom. Por isso vos digo: Não andeis cuidadosos quanto à vossa vida, pelo que haveis de comer ou pelo que haveis de beber; nem quanto ao vosso corpo, pelo que haveis de vestir. Não é a vida mais do que o mantimento, e o corpo mais do que o vestuário? Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? E qual de vós poderá, com todos os seus cuidados, acrescentar um côvado à sua estatura? E, quanto ao vestuário, por que andais solícitos? Olhai para os lírios do campo, como eles crescem; não trabalham nem fiam; e Eu vos digo que nem mesmo Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como qualquer deles. Pois, se Deus assim veste a erva do campo, que hoje existe, e amanhã é lançada no forno, não vos vestirá muito mais a vós, homens de pouca fé? Não andeis, pois, inquietos, dizendo: Que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos? Porque todas estas coisas os gentios procuram. Decerto vosso Pai celestial bem sabe que necessitais de todas estas coisas; mas, buscai primeiro o reino de Deus, e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal.” Mateus 6:19-34

Outras pessoas se tornam escravas do dinheiro por acumular dívidas. Por que alguém assinaria um papel para assumir dívida e pagar juros— às vezes tão altos que acabam multiplicando o custo da compra?

Vamos tratar deste e de outros problemas muito comuns a respeito do dinheiro na próxima postagem. Fique ligado!

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos nas redes sociais.
E conheça também...

Um comentário:

  1. Amo esse versículo por causa da parte que fala - se o Senhor veste até os Lírios do campo muito mais fará por nós.... Mostra todo o cuidado e amor que Deus tem conosco!! Lindo!! Lindo!!

    ResponderExcluir