sábado, 15 de setembro de 2018

FINANÇAS, PLANEJAMENTO E CONTROLE – Parte 5

V. O princípio do Não às Dívidas – Pv. 22.7 – O rico domina sobre o pobre; quem toma emprestado é escravo de quem empresta.
O mercado produz e tenta convencê-lo de que você tem que comprar, oferecendo em 12 vezes sem juros e muitas outras vantagens. Alguns recebem uma carta dizendo que são clientes preferenciais, e acreditam mesmo que são preferenciais. A ordem do Senhor é não devermos cousa alguma a ninguém, exceto o amor (Rm. 13.8). As dívidas desgastam nossas emoções, nosso tempo, nossa família, nossa vida espiritual (confira II Re. 4.1-7).
Sendo assim, EVITE financiamentos e empréstimos, especialmente para bens de consumo, isto é, aqueles que você vai consumir e depois não poderá reaver o dinheiro gasto. Hoje, se você financia um bem em 12 vezes, você paga em média 80% a mais do que ele vale. Em outras palavras, está jogando dinheiro fora. Os financiamentos para compra de imóvel e de bens duráveis devem ser analisados criteriosamente e submetidos a Deus, em oração. O Espírito Santo é seu orientador em todos os negócios, inclusive em seus gastos e negócios financeiros.

2. Evite cartões de crédito
O pastor batista, Vernie Russel Jr., de Norfolk (EUA), parafraseou: “O cristão não pode servir ao Master (Senhor) e ao Mastercard ao mesmo tempo”. Cuidado com os seus cartões de crédito (ou de dívida?). Se você não consegue conviver bem com eles, é melhor não tê-los.

VI. O princípio do Planejamento – Lc. 14.28-30 – “Qual de vocês, se quiser construir uma torre, primeiro não se assenta e calcula o preço, para ver se tem dinheiro suficiente para completá-la? Pois, se lançar o alicerce e não for capaz de terminá-la, todos os que a virem rirão dele, dizendo: 'Este homem começou a construir r não foi capaz de terminar"."
Se você não planejar o uso do seu dinheiro e gastar conforme seus impulsos, terá problemas. Se estiver endividado, sair dessa situação começa com um bom planejamento. Em seguida, coloque-se diante do Senhor com o propósito de não contrair mais dívidas, então, ore e trabalhe por isso. Se necessário, procure ajuda do seu pastor ou de sua liderança na execução do seu planejamento.

(Continua)

Um comentário: