sábado, 1 de setembro de 2018

FINANÇAS, PLANEJAMENTO E CONTROLE – Parte 1


“É melhor obter sabedoria do que ouro! É melhor obter entendimento do que prata!”  Provérbios 16.16

O ser humano comum dirige sua vida baseando-se padrões do mundo secular, mas o cristão baseia-se nos valores de Deus que estão na Bíblia. As finanças desequilibradas podem provocar inúmeros problemas, tais como: irritação, tensão, saúde afetada; distanciamento no relacionamento conjugal; insegurança familiar; mau testemunho diante da sociedade; dívidas; falência; etc. Isto se agravou atualmente por causa da influência do consumismo, do materialismo, da moda e pela busca incessante por status. Esses são falsos valores e podem nos destruir. Já os princípios bíblicos podem nos orientar na manutenção ou recuperação de uma vida financeira equilibrada! Por isso vamos refletir sobre alguns deles.

I. O princípio da honra a Deus - Pv. 3.9-10 – Honre o Senhor com todos os seus recursos e com os primeiros frutos de todas as suas plantações; os seus celeiros ficarão plenamente cheios, e os seus barris transbordarão de vinho.”

Certamente, o equilíbrio e a bênção na vida financeira começam pelo reconhecimento de quem Deus é. Honramos alguém quando tratamos essa pessoa conforme as expectativas dela, fazendo o que ela deseja, como ela quer. A forma como empregamos nosso dinheiro também demonstra a realidade de nosso amor por Deus. Devemos honrá-Lo com aquilo que produzimos, com integridade, com alegria e gratidão. Jesus disse: “Dai a César o que é de César e a Deus o que é de Deus” (Mc. 12.17). Se temos compromisso com o pagamento de taxas, impostos e serviços humanos, devemos ter muito maior compromisso com o nosso Deus!

Honrar a Deus significa pô-Lo em primeiro lugar em tudo na nossa vida. Isso implica em honrá-lo também com nossas finanças, devolvendo-Lhe os dízimos fielmente e ofertando-Lhe com generosidade e alegria, “...porque Deus ama o que dá com alegria”. (II Co. 9,7).

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário