terça-feira, 4 de setembro de 2018

FINANÇAS, PLANEJAMENTO E CONTROLE – Parte 2

II. O princípio da dedicação no trabalho

Diz o ditado: “O trabalho enobrece o homem”. Certamente, isto exclui atividades ilícitas como tráfico de drogas, prostituição, etc. (Pv 12.12). A maneira bíblica de termos o nosso sustento é trabalhando dignamente.
II Tss. 3.10-12: Quando ainda estávamos com vocês, nós lhes ordenamos isto: se alguém não quiser trabalhar, também não coma. Pois ouvimos que alguns de vocês estão ociosos; não trabalham, mas andam se intrometendo na vida alheia. A tais pessoas ordenamos e exortamos no Senhor Jesus Cristo que trabalhem tranquilamente e comam o seu próprio pão." 
Há duas atitudes em relação ao trabalho: Diligência e Preguiça.

1. Diligência – Pv. 6.6-8 – “Observe a formiga, preguiçoso, reflita nos caminhos dela e seja sábio! Ele não tem chefe, nem supervisor, nem governante, e ainda assim armazena as suas provisões no verão e na época da colheita ajunta o seu alimento." 

Este texto nos fala de inteligência, integridade e iniciativa. Estas são as atitudes que Deus valoriza e quer ver reproduzidas em nosso caráter.
As vantagens:
a. Crescimento na carreira profissional, com promoções a cargos melhores (Pv. 12.24).
b. Uma pessoa aplicada no seu trabalho, que não vive de sonhos e desejos distantes, alcança satisfação dos seus anseios (Pv. 13.4).

2. Preguiça - Pv. 26.13-16 – "O preguiçoso diz: ‘Lá está um leão no caminho, um leão feroz rugindo nas ruas!’ Como a porta gira em suas dobradiças, assim o preguiçoso se revira em sua cama. O preguiçoso coloca a mão no prato, mas acha difícil demais levá-la de volta à boca. O preguiçoso considera-se mais sábio do que sete homens que respondem com bom senso." (Leia também Pv. 6.9-11 e 28.19)
Encontramos algumas pessoas com tanta indisposição que nos fazem lembrar daquele personagem de desenho animado resmungando: “Ó dia, ó vida, ó azar…”. Vivem dando desculpas absurdas (um leão no caminho), não se esforçam (o máximo que fazem é virar-se na cama), e não têm iniciativa (esperam que coloquem comida na sua boca).
As consequências:
a. Para si próprio - passa fome (Pv. 19.15), sofre a vontade de ter sem nunca conseguir (Pv. 13.4; 21.25), perde o que tem (Pv. 10.4; 20.13), está sujeito a trabalhos menos recompensados e que exigem maior esforço físico (Pv 12.24).
b. Para os outros - quem trabalha com o preguiçoso não o suporta, nem mesmo a sua família (Pv. 10.5,26).

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário