terça-feira, 11 de setembro de 2018

FINANÇAS, PLANEJAMENTO E CONTROLE – Parte 4


IV. O princípio da adaptação – Pv. 21.17 e 23.20-21 –Quem se entrega aos prazeres passará necessidade; quem se apega ao vinho e ao azeite jamais será rico. Não ande com os que se encharcam de vinho, nem com os que se empanturram de carne. Pois os bêbados e os glutões se empobrecerão, e a sonolência os vestirá de trapos.

É possível que você esteja entre aqueles que nos últimos dois anos continuam ganhando quase a mesma coisa, e se tudo subiu de preço você não pode ter o mesmo padrão de vida. É preciso adaptar-se aos novos tempos rapidamente. Disponha-se a “apertar o cinto”.

1. Confie na provisão de Deus para aquilo que é básico.
Pv. 10.3 – O Senhor não deixa o justo passar fome, mas frustra a ambição dos ímpios.
Mt. 6.25 – "Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa?”

2. Contente-se com o que Deus lhe dá.
Pv. 30.7-9 – Duas coisas peço que me dês antes que eu morra: Mantém longe de mim a falsidade e a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria, e diria: 'Quem é o Senhor?' Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome de Deus." 
Fp. 4.11-12 – Não estou dizendo isso porque esteja necessitado, pois aprendi a adaptar-me a toda e qualquer circunstância. Sei o que é passar necessidade e sei o que é ter fartura. Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade.
I Tm. 6.7-8 – “...pois nada trouxemos para este mundo e dele nada podemos levar; por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos.
Caso você não observe isso, correrá o risco de transgredir o próximo princípio. Não perca a próxima postagem!

(Continua)

Nenhum comentário:

Postar um comentário