terça-feira, 1 de outubro de 2013

Educação Financeira

Educação financeira significa abandonar velhos hábitos de consumo e incorporar novos procedimentos que levam a saúde financeira, beneficiando toda família. O controle das finanças domésticas não deve ser visto como uma peça engessada, que gera desconforto ou ansiedade, mas sim uma ferramenta de apoio, na busca do equilíbrio orçamentário da família.
Dentre os novos hábitos, sugerimos alguns muito importantes...
Ø Tornar-se dizimista e ofertante fiel em sua igreja. Quando você dizima ou oferta, está chamando Deus para ser seu sócio e com Ele no controle, todas as outras metas se tornarão mais fáceis.
Ø Traçar metas atingíveis. Metas inatingíveis não é a melhor solução, pois desanimam e enfraquecem a vontade de toda família. É melhor começar com pouco esforço e ir aumentando paulatinamente. Assim, todos serão incentivados a cada conquista.
Ø Guardar dinheiro para comprar à vista e nunca comprar por impulso. No final das contas, você ganha duas vezes, pois além de não pagar os juros do financiamento, pode pedir o desconto que sempre é concedido nas compras à vista.
Ø Listar as necessidades e prioridades, fazer pesquisa de preços antes de adquirir qualquer bem ou serviço. Faça disso um hábito. Compre sempre onde for mais barato.
Ø Reduzir e/ou cortar despesas. Por exemplo, as saídas para comer fora de casa, que sempre aumentam muito o gasto com a alimentação. Isso é tarefa árdua e exige muita disciplina e força de vontade em qualquer tipo de gasto, mas é a garantia de um futuro mais tranquilo. Por isso mesmo não pode ser uma decisão isolada e arbitrária. É importante que toda família tenha consciência do peso que cada um tem dentro das finanças e faça sua opção do que vai se abster em prol do orçamento da casa (até os pequeninos).
Ø Planejar os gastos.
Ø Aperfeiçoar-se em sua profissão para aumentar a renda.
Ø Dar valor à qualidade de vida e fazer escolhas inteligentes.

Pense nisso...

Na próxima postagem tem mais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário