quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

A DÁDIVA DO VELHO APOSENTADO


O pastor de uma igrejinha estava recebendo dádivas dos membros de sua congregação para um fundo a ser usado na ampliação do edifício da igreja. O fundo subia rápido.
Um dos membros prósperos foi visitar o pastor. Depois dos  cumprimentos, ele assinou um cheque de dois mil reais. O pastor apenas relanceou os olhos nos algarismos, pois se voltou para falar a um recém-chegado, um velho irmão aposentado, curvado e cheio de rugas trazidas pelas labutas de seus 80 anos. Com certa dificuldade, o velho irmão remexeu no bolso e, moeda a moeda, pôs 300 reais sobre a mesa.
_ Na verdade, eu não devia receber isto do irmão, disse o pastor. O irmão não pode fazer isso!
_ Mas o que senhor precisa receber, pastor, _ replicou o velho irmão com voz trêmula _ é que estive economizando isto, e não quero dar a Deus o que não me custa nada.
Assim o pastor aceitou a dádiva do velho aposentado, e escreveu um recibo. Quando terminou, procurou em volta o membro rico, porém ele desaparecera. O pastor cogitou se a atenção dada ao velho aposentado o ofendera. Despediu-se afetuosamente do velho amigo, e agradeceu ao Senhor do fundo do coração por sacrifício tão voluntário.
À tardinha, naquele dia, o irmão abastado tornou a ir a sua casa. Apertou cordialmente a mão do pastor, e colocou sobre a mesa um cheque voltado para baixo.
_ O senhor viu o cheque que escrevi esta manhã? _ indagou.
_ Oh, sim, não podia deixar de ver; foi de dois mil reais.
_ E lembra-se do donativo daquele velho aposentado? _ continuou o irmão.
_ Sim, me lembro. Disse o pastor.
_ Bem, este cheque é melhor, pastor. O irmão virou o cheque. Eram 100.000 reais.
_ Fiquei envergonhado de mim mesmo diante daquele valente, velho camarada. A tarde toda estive combatendo meu amor pelo dinheiro, e também decidi agora não dar a Deus o que não me custa nada.
Mais tarde, ainda naquele dia, o pastor foi ver aquele velho aposentado, e observou-lhe:
_ João, você sabe quanto deu a nosso fundo de construção hoje?
_ Sim, pastor. Respondeu ele. _ Trezentos reais.
_ Não, amigo. _ Respondeu o pastor _ Você fez uma dádiva que montou a cem mil e trezentos reais. E lhe contou a história.

Quando é que vamos entender que não podemos dar a Deus algo que não nos custe nada?!
Davi entendia isso. Ele disse: “...porque não oferecerei ao Senhor meu Deus holocaustos que não me custem nada.(II Samuel 24.24).

"Deus ama ao que dá com alegria". Alegria, mais liberalidade, mais o conhecimento de que nossas dádivas vão beneficiar a outros, tornam o dar uma alegria.

Ernest Lloyd.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário e compartilhe com os amigos.
Conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário