sexta-feira, 22 de novembro de 2013

Sete passos para uma Vida Financeira Próspera


“E uma mulher, das mulheres dos filhos dos profetas, clamou a Eliseu, dizendo: Meu marido, teu servo, morreu; e tu sabes que o teu servo temia ao SENHOR; e veio o credor, para levar os meus dois filhos para serem servos. E Eliseu lhe disse: Que te hei de fazer? Dize-me que é o que tens em casa. E ela disse: Tua serva não tem nada em casa, senão uma botija de azeite. Então disse ele: Vai, pede emprestadas, de todos os teus vizinhos, vasilhas vazias, não poucas. Então entra, e fecha a porta sobre ti, e sobre teus filhos, e deita o azeite em todas aquelas vasilhas, e põe à parte a que estiver cheia. Partiu, pois, dele, e fechou a porta sobre si e sobre seus filhos; e eles lhe traziam as vasilhas, e ela as enchia. 
E sucedeu que, cheias que foram as vasilhas, disse a seu filho: Traze-me ainda uma vasilha. Porém ele lhe disse: Não há mais vasilha alguma. Então o azeite parou. Então veio ela, e o fez saber ao homem de Deus; e disse ele: Vai, vende o azeite, e paga a tua dívida; e tu e teus filhos vivei do resto. II Reis 4.1-7


1. Não aceite a crise como “um beco sem saída”. (v.1)
Não existe beco sem saída para os filhos de Deus. O otimista nunca diz: “Não tem jeito!” Aquele que tem fé consegue enxergar aquilo que os outros não percebem. “Sempre haverá uma saída em Deus”. 

2. Não faça acordo com o ímpio, exercite a fé. 
A viúva tinha “filhos” que seriam levados como escravos como pagamento da divida. Dependendo dos acordos que fazemos, vencemos as dívidas ou somos vencidos por elas. Há pessoas que fazem acordo, mas sacrificam aquilo que é inegociável: os filhos, esposa, o casamento, a família, a saúde, sua honestidade, sua integridade, sua comunhão com Deus, etc. 

3. Busque orientação, conselho e direção financeira com as pessoas certas
“…clamou a Eliseu, dizendo:…” (v.1) 
Grandes empresas pagam muito dinheiro por uma orientação sábia de um consultor financeiro. A Bíblia diz:
“Não havendo sábios conselhos, o povo cai, mas na multidão de conselhos há segurança.” (Pv. 11.14). 
“O caminho do insensato é reto aos seus próprios olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio.” (Pv 12:15)
“Quando não há conselhos os planos se dispersam, mas havendo muitos conselheiros eles se firmam.” (Pv. 15.22)
“Com conselhos prudentes tu farás a guerra; e há vitória na multidão dos conselheiros.” (Pv. 24.6)


4. Siga a instrução recebida (vv. 5,6) 
Muitas pessoas morrem porque não seguem a instrução recebida do médico. Quando você vai a Deus com um problema, Ele envia um servo Seu com instruções para você. Siga-as!
Aquela viúva acreditou na idoneidade do conselheiro e colocou em prática aquilo que ouviu. Ela seguiu a instrução completa, não mudou nada!

5. Não existe milagre financeiro sem trabalho (vv. 3,4)
Acredite no milagre, não em mágica. 
Pedir vasilhas. Carregar vasilhas. Encher as vasilhas. Sem trabalho não há vitória sobre a crise financeira. 
A preguiça é um problema sério. Ela bloqueia o fluxo de bençãos sobre sua vida.

“A preguiça faz cair em profundo sono, e a alma indolente padecerá fome.” (Pv. 19.15)
“Está atenta ao andamento da casa, e não come o pão da preguiça.” (Pv. 31.27)
“…se alguém não quiser trabalhar, também não coma.” (II Tss. 3.10)
“O preguiçoso inventa as desculpas mais esfarrapadas para não trabalhar.” 
(Pv. 22.13) 


6. Não use desculpas ilógicas para não pagar a dívida. 
Quem deve não foge das dividas. Quem deve respeita o credor. A viúva não tirou a razão do credor nem o desrespeitou. Quem deve busca uma forma de resolver seu problema. 

7. O segredo do sucesso financeiro.
Usar o que tem“O que tens em casa?”
Saber Comprar – O azeite era algo que ela tinha comprado. Primeiro, você precisa saber comprar. No mundo inteiro as pessoas sabem o que é desconto. Quem sabe comprar, é um bom administrador. 
Saber negociar, vender - O pouco foi multiplicado, agora ela precisava negociar bem! Tudo na vida depende da nossa capacidade de negociação. Um dos principais segredos do sucesso financeiro está no saber negociar. 
Pagar - Leve a sério os compromissos assumidos. Deus não pode e não vai abençoar: 
Pessoas desonestas“Aquele que furtava, não furte mais; antes trabalhe, fazendo com as mãos o que é bom, para que tenha o que repartir com o que tiver necessidade. Efésios 4:28

Pessoas descontroladas“Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, Remindo o tempo; porquanto os dias são maus. Por isso não sejais insensatos, mas entendei qual seja a vontade do Senhor.” Efésios 5:15-17

Pessoas irresponsáveis“Mas o que recebera um talento, foi e cavou na terra e escondeu o dinheiro do seu senhor. Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei? Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros. Tirai-lhe, pois, o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos. Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.” Mateus 25:18, 26-29.

Conclusão - Seu amanhã depende de como você administra suas finanças hoje - “Vivei do resto…” (v. 7)

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário.
Conheça também...
www.pr-raquelroque.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário