segunda-feira, 23 de julho de 2012

O DINHEIRO E A SUA APLICAÇÃO - Parte II




SABENDO PLANEJAR, NÃO VAI FALTAR
A história conta que Cristóvão Colombo levou 16 anos planejando a famosa viagem na qual descobriu a América. O próprio Deus passou milênios preparando o mundo para consolidar a nossa salvação.
Preste atenção: Quem não planeja, na verdade planeja fracassar.
A ausência de um planejamento financeiro, ainda que mínimo, só aumenta as dores de cabeça domésticas, sem falar na humilhação que é a insolvência econômica, isto é, não ter como pagar o que deve.
Ouça o que Jesus disse: “Qual de vós, querendo edificar uma torre, não se senta primeiro a calcular as despesas, para ver se tem com que a acabar? Para não acontecer que, depois de haver posto os alicerces e não a podendo acabar, todos  os que a viram comecem a zombar dele, dizendo: Este homem começou a edificar e não pôde acabar. Ou qual é o rei que, indo entrar em guerra contra outro rei, não se senta primeiro  a consultar se com dez mil pode sair ao encontro do que vem contra ele com vinte mil ?” (Lucas 14.28-31).
Planejamento é sabedoria e pode evitar muitos problemas.
Ouça o que disse o homem mais sábio do mundo: “Prepara os teus trabalhos de fora, apronta bem o teu campo; e depois edifica tua casa.” (Provérbios de Salomão 24.27).
O planejamento doméstico é simples e não exige um escritório só para isso. Basta bom senso e uma caderneta. Faça uma lista dos gastos permanentes (água, luz, aluguel, escola, alimentação, etc.) e complete com os gastos transitórios (consertos, médico, viagens, etc.). Lembre-se de que o dízimo e as ofertas devem ser os primeiros da lista dos permanentes. O dízimo é dinheiro de Deus e as ofertas são uma pequena parte dos 90% que lhe pertencem, as quais demonstram sua gratidão e consagram o seu dinheiro ao Senhor. Lembre-se que “Deus não se deixa escarnecer.” (Gálatas 6.7).
Também os filhos devem ser ensinados por seus pais, “desde a meninice” a conviverem como o dinheiro de forma saudável e equilibrada. Toda família deve aprender a contentar-se com o que tem. Não se deixe manipular pela televisão. Os brinquedos que ela anuncia, em geral são caríssimos, e não substituem boas horas de conversas, jogos e brincadeiras em comunhão com seus filhos. Isso não custa nada, mas os realiza, supre suas carências e também os educa.
Os pais também não podem se deixar iludir pelas vantagens mirabolantes dos anunciantes. Depois de um acordo de que realmente precisam de um bem, aparelho ou utensílio, devem se sentar juntos para planejar quando, como e de que forma irão comprá-lo. E não se esqueçam que a melhor forma é sempre comprar à vista. Vale mais a pena juntar o dinheiro até poder comprar, lembrando sempre de pedir o desconto que é comum nos pagamentos à vista (justamente porque o juro já está embutido para os pagamentos à prazo).
Então, seja sábio. Planeje. Converse. Verifique. Combine. Prepare-se. Tire tempo para o orçamento familiar. E terá uma vida financeira saudável.

Deus o abençoe abundantemente.
Semana que vem tem mais. Vamos prosseguir neste tema. Não se esqueça de deixar seu comentário e convidar os amigos para nos visitarem. Muito obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário