segunda-feira, 9 de julho de 2012

Dízimo, oferta e voto



“Que darei ao Senhor por todos os benefícios que me tem feito?... Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo Seu povo. Oferecer-Te-ei sacrifícios de louvor, invocarei o nome do Senhor. Pagarei os meus votos ao Senhor, agora, na presença de todo Seu povo, nos átrios da casa do Senhor,...” Salmo 116.12-14 e 17-19.

Dízimo – 10% de tudo que você recebe. É uma ordenança – exige obediência.

“Roubará o homem a Deus? Todavia vos me roubais e dizeis: Em que Te roubamos? Nos dízimos e nas ofertas. Com maldição sois amaldiçoados, porque a mim me roubais, sim, toda a nação. Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de Mim nisto, diz o Senhor dos Exércitos, se Eu não voz abrir as janelas do céu, e não derramar sobre voz uma benção tal até que não haja lugar suficiente para a recolherdes. E por causa de vós repreenderei o devorador, e ele não destruirá os frutos da vossa terra; e a vossa vide no campo não será estéril, diz o Senhor dos Exércitos. E todas as nações vos chamarão bem-aventurados; porque vós sereis uma terra deleitosa, diz o Senhor dos Exércitos.” Malaquias 3.8-12.

Oferta – É conforme você propõe no seu coração, de acordo com sua própria vontade e condições. É uma ordenança, portanto, exige obediência acompanhada de voluntariedade e liberalidade.

“E digo isto: Que o que semeia pouco, pouco também ceifará; e o que semeia em abundância, em abundância ceifará. Cada um contribua conforme propôs no seu coração; não com tristeza, ou por necessidade; porque Deus ama o que dá com alegria.” II Coríntios 9.6-7.

Voto – É um compromisso que você mesmo assume com Deus; você promete algo para Deus. Não é uma ordem, mas um compromisso voluntário, um acordo que começa no seu coração.

“Quando fizeres algum voto, não tardes em cumpri-lo; porque Deus não se agrada de tolos; o que votares, paga-o. Melhor é que não votes do que votares e não cumprires.” Eclesiastes 5.4-5.

São três coisas diferentes diante do Senhor. Nenhuma delas substitui a outra. Muitos confundem uma com a outra e acabam falhando em uma delas, ou nas três, e, por conseguinte, não recebem as bençãos decorrentes de cada uma.
Para receber a benção completa na área financeira, você precisa obedecer a Deus integralmente, sem falhar em nenhum mandamento. Tem que cumprir as três ordenanças bíblicas: dizimar, ofertar e fazer votos ao Senhor.

Dízimo – Você paga a Deus; devolve a parte que já pertence a Ele (semelhante a quando você recebe um troco que vem a mais e devolve o que não lhe pertence). Quando você dizima, está declarando que Deus é dono e Senhor de tudo que lhe pertence.

Oferta – Deve ser maior que o seu dízimo, visto que não tem uma quantia estipulada. É voluntária e demonstra o seu reconhecimento, gratidão e amor para com Deus por tudo que Ele lhe dá. A quantidade da sua oferta demonstra o tamanho do seu amor e da sua gratidão. É uma prova material do seu sentimento, que é abstrato. Quando você oferta está declarando a Deus o quanto o ama de forma material.

Voto – Você assume um compromisso com Deus, não com o pastor, o tesoureiro da igreja ou o seu líder. Ele deve ultrapassar o dízimo e as ofertas. Deve ser algo realmente extraordinário, que você oferece a Deus demonstrando que tem fé que Ele realizará algo grande em sua vida. Votos agradam muito a Deus e O estimulam a agir em seu favor. Leia o exemplo de Jacó em Gênesis 28.20-22, e o resultado do cumprimento do seu voto em Gênesis 32.13-15.

Deus se agrada de sua obediência (dízimos e ofertas) e da sua expectativa de fé (votos).

O Senhor lhe abençoe abundantemente.

2 comentários:

  1. Se a oferta é voluntária não deveríamos orientar que ela seja maior que o dízimo

    ResponderExcluir
  2. Como posso vaser pra tá sempre me comunicando CV pra tirar minha dúvida

    ResponderExcluir