terça-feira, 7 de agosto de 2012

"O Dinheiro e a sua Aplicação" - Parte III

Sobrou, guardou.

Finalizando esta série, convém salientar a importância da poupança. Reconhecemos que, na crise atual, o dinheiro mal consegue satisfazer às necessidades mais prementes, mas, ainda assim, é prudente guardar alguma coisa para o futuro, exatamente porque ele é IMPREVISÍVEL.
Quando a Bíblia recomenda ao preguiçoso ir ter com a formiga, ele não o faz sem razão. Lembra aquela fábula de La Fontaine, "A cigarra e a formiga" ? Durante todo o verão, a formiga está trabalhando, pois sabe que vai chegar o inverno rigoroso e ela terá que viver do que tiver ajuntado em seu celeiro subterrâneo. Enquanto isso, a cigarra boêmia, de galho em galho, canta o tempo todo sem se prevenir. Chega o inverno e vira o 'inferno' da cigarra. 
São certas lições da vida que a gente não deve desprezar !
Então, comece a armazenar para estar provido quando precisar.
Sei que guardar nem sempre é fácil, mas aí vão algumas dicas interessantes:
- Primeiro, procure um banco e abra uma poupança, pois hoje ela pode ser aberta com pequenas quantias. Não confie em si mesmo para guardar dinheiro em casa. São poucas as pessoas que conseguem este feito.
- Depois, aproveite aquele dinheirinho a mais que aparece sem você esperar, como por exemplo: o adiantamento do décimo terceiro, uma dívida antiga que você já havia esquecido e alguém lhe pagou, ou aquele dinheiro que sobrar ao findar o mês, porque, se você tem a benção de Deus isso pode e vai acontecer.
- Outra forma de "poupar" é aproveitando as promoções do mercado. É claro que você não vai comprar tudo só porque está em liquidação, mas se for um bem ou produto do qual você realmente precise, aproveite as oportunidades para comprar com preços menores. É bom que você mantenha uma lista com suas necessidades, pois assim fica mais fácil orar especificamente e avaliar imediatamente quando a oportunidade aparecer. Aliás, é justamente porque você ora que elas aparecem, porque Deus faz isso para supri-lo.
- Leia os encartes dos mercados antes de fazer as compras, e compre onde for mais barato. Se puder, faça as compras em vários estabelecimentos, aproveitando o que custa menos em cada um, e a economia será maior ainda. Não se iluda com o luxo e o conforto de certos estabelecimentos, porque no final, você paga por eles e bem caro. Cultivar a disciplina da humildade tem suas vantagens.
- Se tiver espaço em casa, aproveite as promoções e 'estoque' algo que é do seu uso e que não vá se perder com o tempo, tais como material de limpeza e gêneros alimentícios não perecíveis.
- Finalmente, depois de 'economizar' tanto, não esbanje o que sobrou, mas ponha imediatamente na sua poupança, mesmo que seja um valor pequeno. Como se diz: "De grão em grão a galinha enche o papo".
Se você tiver bom senso e determinação vai conseguir diminuir bem o investimento em compras e vai sobrar para guardar. E, se guardar sempre, vai ter um 'extra' para comprar um bem mais caro que estiver em promoção. E lembre-se: pague sempre à vista, pois diminui ainda mais o preço final (não esqueça de pedir isso na hora do pagamento).
Seja prevenido e equilibrado.


Deus lhe abençoe abundantemente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário