segunda-feira, 18 de agosto de 2014

CONTENTAMENTO COM LIMITAÇÕES PESSOAIS – Parte 3



Contentamento em nossas circunstâncias
Deus permite que os cristãos passem por circunstâncias frustrantes. Vemos isso em toda a Bíblia. Grandes homens e mulheres de Deus viveram dias de total frustração, doenças, perdas e todo tipo de circunstâncias desagradáveis.
Quando Paulo escreveu aos Filipenses 4.11-12 ele estava numa prisão, mas ouça o que ele disse:

"Aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez".

A prisão deve ter sido terrivelmente frustrante para um homem que passou sua vida viajando para visitar os irmãos e para desbravar novos territórios para o evangelho. Não obstante, ele declarava que sua prisão tinha feito o evangelho progredir ainda mais (veja Filipenses 1.12-20 para pormenores).
Onde estivermos, podemos servir o Senhor. Nunca devemos usar nosso ambiente como desculpa para o pecado.
A mais baixa classe social do Império Romano era a dos escravos. É difícil para nós entender como era degradante existir como propriedade pessoal de alguém, pois conhecemos somente uma vida de liberdade. Contudo, Paulo escreveu:

"Foste chamado, sendo escravo? Não te preocupes com isso; mas, se ainda podes tornar-te livre, aproveita a oportunidade." I Coríntios 7.21

Não é que devemos evitar tirar vantagem de oportunidades para melhorar nossas circunstâncias, mas quando isto não for possível, não devemos nos afligir. Afinal, o Senhor precisa de bons escravos cristãos. Lembrar o domínio soberano do Senhor deve ajudar-nos a descansar Nele e deixar de nos atormentar pelas limitações causadas por nossas circunstâncias. A Bíblia diz:

“Mas sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus e são chamados segundo o Seu propósito.” Romanos 8.28

É imperioso que todo cristão aprenda a “viver contente em toda e qualquer situação”, pois isso é a essência da fé.
Quando você realmente crê que Deus está no controle e que Seus propósitos são maiores e melhores que os seus, e que tudo coopera para o seu bem, então você está experimentando a fé verdadeira, aquela que agrada a Deus e atrai o Seu favor para sua vida.
Mas existe um “contentamento” que deve ser rejeitado pelo cristão. Qual é ele? Saiba na próxima postagem.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário