quarta-feira, 13 de agosto de 2014

CONTENTAMENTO COM AS BENÇÃOS MATERIAIS



A Bíblia nos ordena que estejamos contentes com o que temos:

“Sejam vossos costumes sem avareza, contentando-vos com o que tendes; porque ele disse: Não te deixarei, nem te desampararei.” Hebreus 13.5

“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” Filipenses 4.11-12

“E uns soldados o interrogaram também, dizendo: E nós que faremos? E ele lhes disse: A ninguém trateis mal nem defraudeis, e contentai-vos com o vosso soldo.” Lucas 3.14

Falhar em estar contente leva a múltiplos problemas e pecados: queixa, aflição, inveja, ingratidão, cobiça, etc.
Aqueles que não estão contentes compram coisas que não podem pagar e depois tentam conseguir uma maneira de pagar mais tarde. Isso pode tornar sua vida financeira um desastre.

“O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.” Provérbios 22.7

Os descontentes acham difícil o sacrifício pela causa de Cristo porque eles se vêem "injustamente" privados.
Há um grande problema quanto a estar contente com seu nível de prosperidade. Você pensa: "Não tenho o suficiente... mas se conseguisse um pouco mais então ficaria contente". Que mentira! Se você não está contente com o que tem no momento, não ficará contente (por mais do que um ou dois dias) com o dobro disso.
O escritor de Eclesiastes foi claro:

"Quem ama o dinheiro jamais dele se farta; e quem ama a abundância nunca se farta da renda; também isto é vaidade... Todo trabalho do homem é para a sua boca; e, contudo, nunca se satisfaz o seu apetite." Eclesiastes 5.10; 6.7

Contentamento material nada tem a ver com quanto temos. O contentamento depende de sua ATITUDE quanto ao que tem. Em vez de querer o que não tem e não pode ter, você precisa aprender a querer e amar o que tem.
Há boas razões para estarmos contentes com nossa prosperidade material. Isso é um modo de vida superior:

"Melhor é um punhado de descanso do que ambas as mãos cheias de trabalho e correr atrás do vento." Eclesiastes 4.6

Aqueles que estão sempre querendo mais se tornam infelizes e, mesmo assim, raramente ganham o que estão buscando. Você já tem o suficiente. Paulo disse que alimento e roupa eram tudo o que precisávamos (I Timóteo 6.6-8). É verdadeiramente notável quantas coisas algumas pessoas esperam da vida. Você pensa que merece todas as coisas que está buscando? Quando nos comparamos com alguém como Paulo, ou como os israelitas no deserto, nos envergonhamos de nossa insatisfação. Devemos antes apreciar e ser gratos pelas coisas que o Senhor nos tem dado. 
A falta de contentamento é uma manifestação de cobiça, que é uma forma de idolatria (Hebreus 13.5; Efésios 5.5). Não estamos contentes porque temos desejos insatisfeitos, e os temos porque somos gananciosos.
Quando Deus está conosco, nada mais é importante (Hebreus 13.5-6). Pensamos que é absurdo se um homem que acaba de ganhar um milhão de reais se irrite por ter ser enganado em uns poucos reais, ou se irrite muito por causa de qualquer coisa. A grande bênção de receber tanto dinheiro deveria fazer com que outras frustrações se reduzissem a nada. Mas não é assim que acontece.
Ter Cristo é muito mais do que ter um milhão de reais. Devemos estar contentes com Ele, com o que Deus tem nos dado, e contentes até mesmo quando temos só Ele.

Pense nisso!

Continua na próxima postagem. Fique ligado!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário