sexta-feira, 4 de abril de 2014

DÍZIMOS E OFERTAS


“Trazei todos os dízimos à casa do tesouro, para que haja mantimento na minha casa, e depois fazei prova de mim, diz o SENHOR dos Exércitos, se eu não vos abrir as janelas do céu e não derramar sobre vós uma bênção tal, que dela vos advenha a maior abastança.”
Malaquias 3.10

DEFINIÇÃO DE DÍZIMOS
A palavra hebraica para “dízimo” (ma’aser) significa literalmente “a décima parte”. Segundo a Lei de DEUS, o seu povo tem a obrigação de entregar a décima parte de tudo, o que equivalia, nos tempos de Israel, a crias dos animais domésticos, produtos da terra e outras rendas. A obediência a esta Lei servia como reconhecimento e gratidão pelas bênçãos divinas.

“Também todas as dízimas do campo, da semente do campo, do fruto das árvores, são do Senhor; santas são ao Senhor. Porém, se alguém das suas dízimas resgatar alguma coisa, acrescentará a sua quinta parte sobre ela. No tocante a todas as dízimas do gado e do rebanho, tudo o que passar debaixo da vara, o dízimo será santo ao Senhor.” Levítico 27:30-32

“Certamente darás os dízimos de todo o fruto da tua semente, que cada ano se recolher do campo. E, perante o Senhor teu Deus, no lugar que escolher para ali fazer habitar o seu nome, comerás os dízimos do teu grão, do teu mosto e do teu azeite, e os primogênitos das tuas vacas e das tuas ovelhas; para que aprendas a temer ao Senhor teu Deus todos os dias.
E quando o caminho te for tão comprido que os não possas levar, por estar longe de ti o lugar que escolher o Senhor teu Deus para ali pôr o seu nome, quando o Senhor teu Deus te tiver abençoado;
Então vende-os, e ata o dinheiro na tua mão, e vai ao lugar que escolher o Senhor teu Deus; e aquele dinheiro darás por tudo o que deseja a tua alma, por vacas, e por ovelhas, e por vinho, e por bebida forte, e por tudo o que te pedir a tua alma; come-o ali perante o Senhor teu Deus, e alegra-te, tu e a tua casa;
Porém não desampararás o levita que está dentro das tuas portas; pois não tem parte nem herança contigo. Ao fim de três anos tirarás todos os dízimos da tua colheita no mesmo ano, e os recolherás dentro das tuas portas; então virá o levita (pois nem parte nem herança tem contigo), e o estrangeiro, e o órfão, e a viúva, que estão dentro das tuas portas, e comerão, e fartar-se-ão; para que o Senhor teu Deus te abençoe em toda a obra que as tuas mãos fizerem.”
Deuteronômio 14:22-29

O dízimo era usado primariamente para cobrir as despesas do culto e o sustento dos sacerdotes, os quais também tinham que oferecer a Deus o seu dízimo, que se chamava dízimo dos dízimos.

“E eis que aos filhos de Levi tenho dado todos os dízimos em Israel por herança, pelo ministério que executam, o ministério da tenda da congregação.” Números 18:21

“Também falarás aos levitas, e dir-lhes-ás: Quando receberdes os dízimos dos filhos de Israel, que eu deles vos tenho dado por vossa herança, deles oferecereis uma oferta alçada ao Senhor, os dízimos dos dízimos.” Números 18:26

O âmago do dízimo é a ideia de que DEUS é o dono de tudo.

“Agora, pois, se diligentemente ouvirdes a minha voz e guardardes a minha aliança, então sereis a minha propriedade peculiar dentre todos os povos, porque toda a terra é minha.Êxodo 19:5

“Do SENHOR é a terra e a sua plenitude, o mundo e aqueles que nele habitam.
Salmos 24:1

“Porque meu é todo animal da selva, e o gado sobre milhares de montanhas. Conheço todas as aves dos montes; e minhas são todas as feras do campo. Se eu tivesse fome, não te diria, pois meu é o mundo e toda a sua plenitude.”
Salmos 50:10-12

“Minha é a prata, e meu é o ouro, disse o Senhor dos Exércitos.
Ageu 2:8

Sendo Ele o dono de tudo, ate do que está em nossas mãos, somos apenas seus Mordomos. DEUS considera o seu povo responsável pelo manejo dos recursos que Ele lhes dá. Quando você dizima e oferta está reconhecendo a providência e cuidado de Deus em lhe dar seus suprimentos e sua responsabilidade na mordomia de tudo que Ele lhe concede.

“E a um deu cinco talentos, e a outro dois, e a outro um, a cada um segundo a sua capacidade, e ausentou-se logo para longe.” Mateus 25:15

“Não oprimirás o teu próximo, nem o roubarás; a paga do diarista não ficará contigo até pela manhã.
Levítico 19:13

Como anda sua mordomia? Você reconhece Deus em todos os seus negócios, em todas as provisões de seu dia-a-dia? Você tem demonstrado a Deus sua gratidão e responsabilidade em fidelidade?

Continua na próxima postagem.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário.
E conheça também...

Nenhum comentário:

Postar um comentário