sexta-feira, 30 de agosto de 2013

CONSUMISMO PODE SER DOENÇA


“Dados da pesquisa do SPC Brasil revelam que 85% dos consumidores admitem comprar por impulso em supermercados e shoppings, segundo o gerente financeiro da instituição, Flávio Borges:
_ O consumo por impulso acaba usado como um ‘tapa buraco’. A estimativa é que sete em cada dez pessoas consomem mais para lidar com problemas, como ansiedade, frustrações e autoestima.
Esse descontrole nos gastos acaba se intensificando nos supermercados, onde os produtos, normalmente, não têm preços unitários tão altos, como nos shoppings.
_ A pessoa compra sem avaliar muito bem o custo. E os supermercados sabem como atrair esse consumidor. Os itens básicos dão uma margem de lucro já esperada às redes. O diferencial no faturamento vem desses produtos comprados sem necessidade – ressalta Borges.
Às vezes, a compra por impulso vira uma doença e é tratada em grupos de ajuda, como os Devedores Anônimos (DA). No Rio, a entidade funciona em três endereços. “S”, de 52 anos, frequenta as reuniões do grupo desde 2004. Com uma dívida que chegou a R$ 20 mil, ela precisou vender um apartamento em Ipanema e viu seu primeiro casamento chegar ao fim. Segundo ela, o supermercado é o pior lugar para se controlar.”
(Extraído do Jornal Extra, domingo, 4 de agosto de 2013.)


Você tem problemas com consumo? Se tiver, procure ajuda. Isso pode adoecer você. Se não tiver, mantenha-se firme e não caia nas ciladas do mercado.
Na próxima postagem mostraremos os truques que os supermercados usam para que você consuma além da medida. Não perca. É impactante. Pode mudar sua vida financeira, pois você aprenderá a gastar menos em suas compras. E economia sempre é bem vinda, não é mesmo?

Se você gostou do blog, compartilhe com seus amigos e deixe seu comentário. Obrigada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário