terça-feira, 26 de março de 2013

QUE PÁSCOA É ESSA?


Entre as coisas que acabam com qualquer economia doméstica estão os feriados religiosos e efemérides: páscoa, dia das mães, dos pais, das crianças, natal, etc.
Precisamos refletir porque gastamos tanto nestes períodos e se isso realmente vale a pena. A reflexão consciente, séria e honesta vai lhe mostrar que você está gastando exageradamente com coisas supérfluas que não substituem nem de longe o verdadeiro significado e valor destes dias. Por exemplo: a páscoa secularizada trocou o cordeiro pelo coelho e o sangue pelo chocolate, o pão e o vinho (da ceia) pelo ovo, e a liberdade que Jesus nos deu pela escravidão do consumismo. Esta páscoa do comércio é doce, mas não traz esperança. Enquanto isso, Jesus fica esquecido e Sua ressurreição fica desprezada. Se você perguntar às crianças o que é pascoa, elas responderão de imediato: é ovo de chocolate.
Observe: o ovo é feito do mesmo chocolate que as barras que você compra no restante do ano pela terça parte do preço. E depois da data, já deformados, eles custam menos ainda! Se você pensar, verá que faz parte de uma grande massa de consumo hipnotizada pela mídia, pressionada pelo comércio, e que gasta muito dinheiro com aquilo que não chega nem perto do que Deus planejou quando instituiu a páscoa.
Páscoa é reunião da família para lembrar a libertação que Deus nos dá através de Seu Cordeiro Imaculado Jesus Cristo, o qual foi morto, mas ressuscitou ao terceiro dia. É a comemoração da liberdade que Cristo dá. É pão e vinho, família ao redor da mesa orando junto. É explicação aos pequeninos sobre o sacrifício de Jesus e sua vitória sobre a morte. E onde está isso na sua páscoa?
Preste atenção! Na primeira páscoa, quando Deus libertou os hebreus da escravidão no Egito, Ele ordenou que os pais contassem aos filhos durante a celebração anual da Páscoa. "E este dia vos será por memória, e celebra-lo-eis por festa ao Senhor; nas vossas gerações o celebrareis por estatuto perpétuo. E, quando vossos filhos perguntarem: Que culto é esse? Então, direis: Este é o sacrifício da Páscoa ao Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu aos egípcios, e livrou as nossas casas. Então, o povo inclinou-se e adorou ao Senhor." Êxodo 12.14, 26, 27.
Você tem contado às crianças o verdadeiro significado da Páscoa? Seus filhos sabem o porquê deste culto? E a páscoa tem sido um culto de adoração a Deus para sua família? Pois é isso que Deus espera que você faça! E isso não custa nada, não gasta o seu dinheiro, não detona seu orçamento e ainda agrada a Deus e traz esperança e crescimento espiritual para seus filhos. Não permita que o valor da páscoa seja maculado pelo consumo de símbolos que não falam a verdade. Conte a verdade aos pequeninos: "Jesus morreu pelos nossos pecados, mas ressuscitou ao terceiro dia. Ele venceu a
morte e nos alegramos Nele. Esta é a páscoa de Deus". Não gaste o dinheiro que você já consagrou ao Senhor através do dízimo e das ofertas com coisas que desagradam a Ele. Os 90% do dinheiro de Deus que Ele confiou a você devem servir para abençoar sua família, promover o Seu Reino na terra e levar esperança aos necessitados. E você pode fazer isso com bem menos do que gastaria com ovos de chocolate. 
Lembre-se: Você é apenas mordomo daquilo que pertence a Deus, o que inclui sua família, seus filhos e seu dinheiro. Portanto, use-os para a Glória de Deus. E isso não tem preço!
Pense nisso!
Voltemos à verdadeira Páscoa!

Nenhum comentário:

Postar um comentário