sexta-feira, 1 de março de 2013

Quando o dinheiro é usado com sabedoria


Para que você tenha uma vida financeira sem maiores problemas é preciso adotar alguns princípios importantes.

1º) Tenha um relacionamento saudável com o dinheiro – Trate-o como servo e não como senhor. Ore pedindo a Deus libertação do poder do dinheiro sobre você e suas decisões.

2º) Planeje seu orçamento – Ore pedindo orientação sobre como orçar suas despesas. Em tempos difíceis, você deve fazer um orçamento semanal ou quinzenal. Num orçamento básico mínimo você subtrai do seu salário todos os gastos do mês e divide o que sobra pelas semanas do mês (4 ou 5). Então, você terá um limite para os gastos extras a cada semana.

3º) Planeje seus gastos a curto, médio e longo prazos – Planeje o que você vai comprar na próxima semana, no próximo mês, no semestre e no ano.

4º) Cuidado com as prestações e cartões de crédito – Não se iluda com promoções , liquidações e cheques pré-datados. Seja cauteloso e oportuno ao mesmo tempo. O cartão de crédito deve ser seu aliado e não uma arma contra você e seu orçamento. Se tiver dificuldade em controlar-se, deixe os cartões em casa e só use se for realmente preciso, isto é, se não tiver outro meio. Em último caso, quebre-os e acostume-se a comprar tudo à vista.

5º) Estude bem o que for comprar – Analise se é indispensável ou necessário, se é luxo ou supérfluo. A partir desta classificação, decida se vai ou não comprar.

6º) Cuidado com o consumismo – Comprar pelo simples impulso do consumo é muito prejudicial e pode tornar-se um vício ou uma doença (compulsão). Muitos produtos lhe são oferecidos apenas com formato diferente. São produtos maquiados. Questione o “seu” estilo de vida e não o do vizinho. Não compre nada só porque o outro comprou.

7º) Aproveite o que é de graça – Por exemplo no lazer, aproveite os locais públicos.

“E, se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” Tiago 1.5

Nenhum comentário:

Postar um comentário