terça-feira, 24 de setembro de 2019

10 Verdades Bíblicas Sobre Vida Financeira – Parte 1



Há muitos problemas financeiros que podem ocorrer com cada um de nós, tais como: consumismo, endividamento, salário baixo, insatisfação no trabalho, desemprego, dificuldade para se aposentar, falta de estabilidade financeira… E o pior são as consequências desses problemas: insônia, falta de apetite, estresse, doenças diversas, baixa autoestima, problemas conjugais e até separações, dentre outros. Não só os ímpios, mas também os cristãos passam por problemas na área financeira. Isso significa que problemas financeiros nem sempre é falta de temor a Deus. Às vezes, é apenas falta de boa administração. A Bíblia é nosso manual de prática e fé. Ela nos ensina tudo que precisamos para vivermos bem e felizes. A Bíblia também é um manual sobre finanças. Nela encontramos muitas verdades bíblicas que tem transformado a vida financeira de muitos, até mesmo não cristãos que decidiram seguir seus conselhos.
Sabia que a Palavra de Deus fala (e muito) sobre finanças? Pois é! Há muito sobre dinheiro na Bíblia. Ela tem muito a dizer sobre as suas finanças. Howard Dayton se dedicou a ler toda a Bíblia, do início ao fim, para saber o que as Escrituras falam sobre Finanças Pessoais e o resultado desse trabalho nos mostra a importância desse tema para Deus. Na Bíblia existem aproximadamente:
·       300 versículos falando sobre anjos;
·       500 sobre amor;
·       700 sobre fé;
·       E mais de 2.350 versículos falando sobre dinheiro e vida financeira.
Jesus também deu muita importância ao dinheiro e à vida financeira. Veja:
·       21 das 49 parábolas de Jesus estão relacionadas ao dinheiro;
·       Cerca de 20% do sermão do monte (capítulos 5, 6 e 7 do livro de Mateus) mencionam assuntos financeiros;
·       Jesus falou sobre dinheiro cerca de 80 vezes.
Então, se você deseja ter uma vida financeira segundo a Palavra de Deus, conheça e pratique tudo que ela diz a respeito. A Bíblia possui inúmeras verdades e princípios que podem transformar a sua vida financeira. Dentre os tais vamos destacar 10. São eles: 

1ª verdade - Não somos donos, somos apenas administradores. 
Deuteronômio 10.14 – “Eis que do Senhor teu Deus são o céu e o céu dos céus, a terra e tudo o que nela há.”
Esse versículo já é o suficiente para que entendamos que nada que “temos” é nosso, que tudo o que temos pertence a Deus. Ou seja: não temos nada, somos apenas mordomos dos bens de Deus! Qual é a função de um mordomo?* R.: O mordomo apenas administra os bens do dono. De modo que: administrando bem ou mal, terá que prestar contas ao dono sobre sua administração. Essa é a primeira verdade bíblica sobre finanças que eu e você precisamos compreender. É preciso ter bem claro que, desde o copo que usamos até a casa que moramos, não são nossos. Seus bens, sua família, seus filhos, seu tempo e seu dinheiro, tudo isso pertence a Deus! E, cedo ou tarde, iremos prestar conta da nossa administração. 

2ª verdade – Seu verdadeiro patrão é Deus.
Colossenses 3.23-24 – “E tudo quanto fizerdes, fazei-o de todo o coração, como ao SENHOR, e não aos homens, Sabendo que recebereis do SENHOR o galardão da herança, porque a Cristo, o Senhor, servis."
É assustador o grande número de cristãos que não conhecem e não praticam essa verdade bíblica. Muitos acreditam que trabalham para um supervisor, um gerente ou um patrão, e baseados nessa ideia, eles agem de uma forma quando seus supervisores estão perto e de outra forma quando estão longe. Na presença dos supervisores, são funcionários exemplares. Mas longe, são funcionários dispersos, negligentes e ociosos. E o resultado disso é que não crescem profissional e intelectualmente. Não veem evolução em suas carreiras.  Até mesmo os ímpios haverão de prestar contas a Deus sobre seu comportamento no trabalho, mas principalmente o cristão. Se você é um cristão, não há como fugir dessa verdade: seu patrão (Deus) sempre está presente, afinal, Ele é onipresente! Sendo assim, comporte-se bem sempre! Esta é a verdade do versículo que lemos. Ainda neste contexto, vale dizer que a sua promoção e o seu progresso profissional não estão nas mãos dos seus “supostos” superiores. Estão nas mãos do seu real patrão, que é o Senhor - Salmos 75.6,7 – “Porque nem do oriente, nem do ocidente, nem do deserto vem a exaltação. Mas Deus é o Juiz: a um abate, e a outro exalta.”

3ª verdade – Dívida é escravidão, portanto, não se sujeite a escravidão das dívidas.
Provérbios 22.7 – “O rico domina sobre os pobres e o que toma emprestado é servo do que empresta.”  Ou seja, quem toma emprestado é servo de quem empresta. O apóstolo Paulo nos orienta a não nos tornarmos servos de qualquer que seja senão do Senhor - I Coríntios 7.23 – “Fostes comprados por bom preço; não vos façais servos (escravos) dos homens.” Provérbios diz que aquele que toma emprestado torna-se servo de quem empresta, e Coríntios recomenda que não sejamos servos de ninguém. Temos aqui um forte conselho para que você evite as dívidas! - Romanos 13.8 – “A ninguém devais coisa alguma, a não ser o amor com que vos ameis uns aos outros; porque quem ama aos outros cumpriu a lei.” Portanto, tome muito cuidado ao fazer empréstimos e financiamentos. Assumir obrigações financeiras que você não pode arcar está totalmente fora da visão bíblica sobre finanças. Veja o que está em Salmo 37.21a – “O ímpio toma emprestado, e não paga...” 
Quando alguém está endividado, parte da sua liberdade é perdida. E Cristo deseja que sejamos livres (Gálatas 5.1). É claro que essa liberdade passa por todas as áreas da nossa vida, inclusive a financeira. Muitos se acostumam a comprar hoje e pagar depois. Cuidado! Segundo o Banco Central, grande parte dos casos de endividamento excessivo ocorre por causa de compras compulsivas, facilitadas (e grandemente estimuladas) pelo crédito fácil. Inclusive, no Antigo Testamento a dívida era considerada uma maldição - Deuteronômio 28.15 e 43-45 – “Será, porém, que, se não deres ouvidos à voz do Senhor teu Deus, para não cuidares em cumprir todos os seus mandamentos e os seus estatutos, que hoje te ordeno, então virão sobre ti todas estas maldições, e te alcançarão:... O estrangeiro, que está no meio de ti, se elevará muito sobre ti, e tu mais baixo descerás; Ele te emprestará a ti, porém tu não emprestarás a ele; ele será por cabeça, e tu serás por cauda. E todas estas maldições virão sobre ti, e te perseguirão, e te alcançarão, até que sejas destruído; porquanto não ouviste à voz do Senhor teu Deus, para guardares os seus mandamentos, e os seus estatutos, que te tem ordenado;...”

CONTINUA...
(Fonte: https://vamosprosperar.com/estudo-biblico-sobre-financas/)

Como anda sua vida financeira?
Hoje aprendemos que a Bíblia fala muito sobre isso e que Jesus gastou grande parte de seu ministério falando sobre finanças. Isso nos mostra a importância que Deus dá a este assunto. Também aprendemos 3 das 10 verdades sobre finanças:
1ª) Não somos donos, somos apenas mordomos, administradores de tudo que Deus nos dá, e haveremos de prestar contas de nossa administração; 
2ª) Nosso verdadeiro patrão é Deus, e  não o nosso supervisor, gerente ou patrão humano, portanto, devemos fazer tudo para agradar a Deus, pois Ele está sempre nos vendo; e... 
3ª) Dívida é escravidão, portanto, não devemos nos  sujeitar a escravidão das dívidas. 
Não perca as próximas postagens!

Se esta postagem edificou sua vida, compartilhe com seus amigos e deixe um comentário. Obrigada!


Nenhum comentário:

Postar um comentário