segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

PROSPERIDADE OU RIQUEZA MATERIAL?



Cada vez mais cristãos em todo mundo creem que a prosperidade material é um direito de todos os cristãos. Creem que Deus espera que eles a peçam e a antecipem como um cumprimento certo da Sua promessa. Isso é um erro. Podemos pedir a Deus prosperidade. Mas precisamos, antes, entender o que ela é.
Não há dúvidas de que toda a Bíblia ensina que o cristão fiel será abençoado por Deus. Mas será que essa bênção necessariamente inclui prosperidade material? Todo cristão pode ter a expectativa de se tornar rico? Se olharmos para a Bíblia tal expectativa será dissipada.
Paulo frequentemente mostrava que os seus sofrimentos não influenciavam negativamente sua plenitude de vida. Em suas cartas, ele apresenta seu sofrimento como evidência de que era abençoado e chamado por Deus (II Co. 4.8-18; 6.3-10; 11.13-33; 12.1-10; Gl. 6.17). Certa ocasião Paulo descreveu a si mesmo como pobre: “...mas enriquecendo a muitos; nada tendo, mas possuindo tudo.” (II Co. 6.10). Em Efésios, escrevendo da prisão, Paulo menciona a riqueza cinco vezes, referindo-se ao evangelho e a todos os seus tesouros. Ele próprio era um pobre prisioneiro privado de muitas necessidades humanas básicas, mas via a si mesmo como sendo rico. Em Filipenses, também escrevendo da prisão, ele fala sobre suas necessidades financeiras:
“Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez.”  (Fp. 4.11-12)
Paulo infere que riqueza não é necessariamente um sinal da bênção de Deus, mas contentamento sim.
De fato, nessa carta, as palavras alegrai-vos, alegria, alegres e contentes aparecem 16 vezes. Ele diz que devemos nos alegrar sempre no Senhor (Fp. 4.4). Essa carta também fala sobre a paz de Deus que excede todo o entendimento (4.7).
Sendo assim, contentamento, paz e alegria é que caracterizam um cristão verdadeiramente rico.

Pense nisso!

Se gostou, deixe seu comentário aqui ou no face e compartilhe com seus amigos.
E conheça também...


www.bonnevievie.blogspot.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário