sexta-feira, 19 de abril de 2013

Sabedoria Financeira

A Bíblia é um manual de economia. Ela possui excelentes conselhos sobre como administrar seu dinheiro. Se você segui-los vai prosperar até mesmo em tempos de crise.
Paulo usa a figura de linguagem da semeadura e colheita para tratar do assunto dinheiro.
“O que semeia pouco, pouco também colherá; mas o que semeia em abundância, em abundância colherá.” I Coríntios 9.6
 Na passagem em que José interpreta o sonho de Faraó sobre sete anos de fartura e sete anos de fome, Deus lhe deu uma sabedoria extraordinária que encantou o Faraó e lhe rendeu a posição de vice faraó. Ele administrou bem o que tinha, o que ganhou durante a fartura e depois, durante a seca, teve em abundância. Mesmo durante a crise mundial, José enriqueceu o Egito, a Faraó e a si mesmo. E tinha tanta fartura que pode amparar toda sua família (70 pessoas) que veio em busca de ajuda no tempo da escassez (Gênesis 41). O segredo de José é que ele dividiu as sementes em três partes – uma parte para comer, outra para guardar e outra para semear novamente.
Você deve fazer o mesmo.
Divida seus ganhos em três partes e use-as da seguinte forma:

1. A primeira parte você “come” – Gaste com o sustento de sua família:
ü Pague o dízimo – Lembre-se: ele não lhe pertence. É a primeira dívida a ser paga.
ü Pague suas contas sempre em dia; evite os juros.
ü Abasteça sua casa com alimento e vestuário; separe o dinheiro das passagens, lanches, compras diárias (pão, leite), etc. Pesquise e busque os melhores preços e ofertas. Compre somente a quantia que baste. O exagero gera desperdícios, e você joga seu dinheiro no lixo.
ü Compre somente o que precisa. Abandone o consumismo. Antes de comprar pense bem se realmente precisa.
ü Evite a ilusão das “marcas” famosas. Pesquisas revelam que aquele jeans que você compra por R$ 300,00 na boutique é feito pela mesma confecção que o vende a R$ 70,00.

2. A segunda parte você “guarda” – Guarde sempre uma parte do que ganha.
ü Depois de pagar tudo, separe uma parte para gastos extras até o próximo pagamento.
ü Abra uma poupança. Se for difícil, aproveite o período do 13º salário ou algum ganho extra, mas aprenda a poupar. Faça seu pé de meia!
ü Planeje seu futuro a curto, médio e longo prazo – quanto precisa para a casa própria, para o carro, para a faculdade dos filhos, etc. se puder, abra contas separadas para cada projeto e vá depositando aos poucos.

3. A terceira parte você “semeia” para produzir mais sementes.
ü Invista no Reino de Deus – oferte em sua igreja, participe de campanhas e faça votos. Isso agrada a Deus e Ele promete em Sua Palavra que recompensará centuplicadamente. Este é o único investimento 100% seguro, no qual você nunca perde.
ü Invista em si mesmo – faça cursos de especialização na sua profissão de forma que aumente seu salário mais à frente;  conclua os estudos; faça aquele curso de música, de artes ou aquele que você sempre sonhou.
ü Invista em pessoas – ajude outras igrejas, casas de caridade, outras igrejas e ministérios sérios, ajude missões, ampare aquele irmão que pode estar passando aperto e necessidade, etc.
ü Invista nos bens que já possui – melhorias no imóvel, no carro, sempre visando aumentar seu valor de mercado.

Foi isso que José fez no Egito, e Deus o prosperou. E é exatamente assim que acontece com quem sabe administrar o que Deus lhe dá.

Pense nisso...

Nenhum comentário:

Postar um comentário