Truques dos supermercados para fazer você comprar mais do que
necessita.
Fique atento e evite-os. Você vai notar uma enorme diferença
na hora de passar no caixa.
Ø Campo de
visão
A parte mais
chamativa das gôndolas é a que fica na altura dos olhos e concentra os produtos
com maior margem de lucro para o supermercado, das marcas mais caras.
Dica – Olhe sempre para
baixo e para cima. Os produtos com melhores preços são os que estão mais
difíceis de você apanhar.
Ø A entrada
Em geral, as
gôndolas de produtos de higiene pessoal e beleza estão logo na entrada da loja.
Se gasta, em média 12% do orçamento doméstico com estes produtos e são os de
maior lucro para os supermercados.
Dica – Compre primeiro
os itens básicos de alimentação. Depois, então, volte à entrada para comprar os
de higiene pessoal e beleza.
Ø Oferta relâmpago
Locutores anunciam
ofertas como inacreditáveis, mas que, em geral, são apenas as promoções de todo
dia ou até de produtos com validade perto de vencer.
Dica – Verifique
sempre o jornal de ofertas que o mercado distribui gratuitamente. Observe sempre
o prazo de validade antes de qualquer compra, principalmente as “ofertas”.
Ø Sonhos de
consumo
Eletrodomésticos
e eletrônicos ficam na entrada da loja, com as condições de parcelamento em
destaque. A compra é decidida na hora, sem muito planejamento.
Dica – Jamais saia
do plano. Se você precisa comprar eletrodomésticos, saia de casa somente para isso.
Não misture isso com as compras de mercado. Toda compra sem planejamento traz
prejuízos que você só vai perceber em casa.
Ø Exposição cruzada
Itens são colocados
fora de suas prateleiras de origem para ficar perto de outros produtos
relacionados como petiscos expostos junto a bebidas.
Dica – Não se
iluda. Antes de por no carrinho, pergunte a si mesmo: Eu realmente preciso
disso?
Ø Sonorização
Horário de
pouco movimento têm música ambiente lenta, para o cliente fazer as compras mais
devagar. No horário de pico, o som é agitado.
Dica – É difícil não
ser seduzido pela música ambiente, mas você pode levar sua lista de compras e
manter-se fiel a ela com ou sem música.
Ø Fila no
caixa
Concentra itens
como doces, biscoitos e revistas, para fisgar quem aguarda, entediado, a hora
de pagar. Em geral, há apenas uma marca disponível, dificultando a comparação
de preços.
Dica – Faça um pacto
consigo mesmo de fechar os olhos para estes itens. Se você realmente precisa
deles, procure nas bancas, onde há mais variedade e os preços são menores.
Ø Crianças
Há alturas
específicas nas prateleiras para chamar a atenção das crianças, segundo a faixa
etária. Elas são atraídas pelas embalagens coloridas e convencem os pais a comprar
os produtos.
Dica – Nunca leve
crianças com você. Se for obrigado a levá-las, alimente-as bem antes de sair e,
como num jogo ou brincadeira, prometa-lhes algo acessível e barato se elas não pedirem
nada dentro do mercado, tipo um lanche ou um picolé. É possível que se controlem
pelo prêmio, e você gaste menos.
Ø Promoções
Itens oferecidos
por promotores de vendas, embalagens diferenciadas e combos com brindes fazem
dos clientes presas fáceis por passarem a sensação de serem vantajosos.
Dica – Mesma dica anterior:
Não se iluda! Antes de por no carrinho, pergunte a si mesmo: Eu realmente
preciso disso? Leve uma calculadora e verifique se comprando um produto, o outro sai realmente de graça. Pode ser tudo ilusão.
Ø Áreas nobres
Pontas de
gôndolas, corredores centrais e a entrada dos supermercados são pontos mais valorizados,
onde ficam os produtos de marcas normalmente mais caras.
Dica – Antes de por
no carrinho, visite todo o supermercado e compare os preços. É comum que no
interior da loja haja os mesmos produtos com preços menores.

Pense nisso!
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